top of page

Desfile marca os 129 anos de emancipação político-administrativa de São Gonçalo


(fotos divulgação/PMSG)

Mesmo sob chuva durante toda a manhã, a população de São Gonçalo, segundo maior município em população do Estado do Rio, acompanhou o desfile cívico, militar e escolar em comemoração aos 129 anos de emancipação político-administrativa da cidade, celebrado neste domingo (22). A solenidade teve início às 8h, com hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal. Ao todo, 19 instituições de ensino, entre públicas e privadas, percorreram as ruas Coronel Moreira César e Doutor Feliciano Sodré.

Para o prefeito José Luiz Nanci (Cidadania), a celebração serve justamente para lembrar uma data que simboliza a autonomia conquistada pelo município. Segundo Nanci, a cidade avançou em diversos pontos nos últimos anos.

"Mesmo com as dificuldades que encontrei ao assumir a gestão, o governo conseguiu equacionar as contas e investir em áreas importantes. Inauguramos a Clínica da Família Doutor Zerbini, no Arsenal, Clínica da Família em Marambaia, a Policlínica do Coelho, Maternidade Municipal Doutor Mário Niajar, entre outros. Apenas nos primeiros seis meses deste ano, já atendemos mais de 2 milhões de pacientes nas unidades municipais de saúde. Na educação, inauguramos seis novas unidades, incluindo o Centro de Referência em Autismo no Gradim, e reformamos outras. Também reinauguramos a Biblioteca Municipal e vamos entregar, ainda neste mês, a primeiro Centro de Castração para cães e gatos, em Amendoeira. Também reativamos a Usina Municipal de Asfalto e estamos produzindo, de acordo com o cronograma dos próximos meses, 1000 toneladas de asfalto para atender as ruas do município. São muitos desafios, mas acredito que estamos no caminho certo em busca de construir uma São Gonçalo melhor", declara o chefe do Executivo.

Os militares abriram o desfile, com a passagem de diversos órgão das Forças Armadas, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha e Guarda Municipal. Em seguida foi a vez das entidades assistenciais, entre elas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Agenda 21 e Centro de Referência Municipal do Autista.

Na sequência, as seguintes instituições de ensino participaram do desfile: Escola Municipal Leonor Corrêa, Associação Assistencial Educacional Macadeski, Creche Comunitário Macadeski, Colégio Municipal Amaral Peixoto, Centro Educacional Vieira Brum, Creche Comunitário Amigos do Serpa, Escola Municipal Ernani Faria, Creche Escola Raiz de Davi, Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra, Escola Municipal Margarida Rosa Galvão, Ciep 051 Anita Garibaldi, Escola Municipal Doutor Armando Leão Ferreira, Colégio Municipal Estephânia de Carvalho, Colégio Municipal Presidente Castello Branco, Centro Educacional Mendes Duarte, Centro Educacional Pericar, Centro Educacional Souza Bandeira, Educandário Cecília Meirelles e Instituto de Educação Clélia Nanci.

Os motorizados também estiveram presentes no desfile com participação das 11 novas ambulâncias da Samu que chegaram nesta gestão, cinco Motofogs Fumacê (motos utilizadas no combate ao Aedes aegypti), Auto relíquias Clube e Biker Fest.

O evento contou com apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil e Cedae. Duas ambulâncias da Samu ficaram estacionadas ao lado da Prefeitura para dar assistência aos participantes do desfile e população em geral.

bottom of page