Sistema Compliance: Teresópolis lança Sistema de Integridade Pública Responsável

16.09.2019

Um dos projetos de gestão anunciado

pelo prefeito Vinicius Claussen (Cidadania, ex-PPS) em julho,

durante o evento de prestação de contas do primeiro ano de Governo,

está prestes a sair do papel

Na quarta-feira (25), será assinado o decreto de implantação do Sistema de Integridade Pública Responsável e Transparente do Poder Executivo do Município de Teresópolis, às 17h, no Teatro Municipal. Também será formalizada a doação, à Prefeitura, da plataforma para implantação do programa, de acordo com as regras definidas pelo Decreto Municipal nº 4.997/2018.

 

Coordenado pela Secretaria Municipal de Controle Interno, o sistema pretende dar mais eficiência e transparência ao trabalho dos servidores e gestores da Prefeitura, prevenindo atos de corrupção e outras irregularidades. O programa tem início imediato e seguirá um cronograma definido pela Controladoria.

 

"Teresópolis se baseou no sistema implantado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, adaptando o modelo à realidade do nosso município. São normas de conduta que serão postas em prática com a finalidade de aprimorar a atuação da Controladoria e, acima de tudo, garantir maior comprometimento na aplicação dos recursos públicos. Mais que um sistema de conformidade, estamos trabalhando uma nova política pública de gestão!", afirma a Controladora Geral, Yára da Rocha Medeiros.

 

Uma das medidas previstas, a transmissão ao vivo das licitações realizadas pela Prefeitura, já vem sendo executada pela Gestão Municipal desde agosto de 2018.

 

"Com o sistema de integridade, a Gestão pretende orientar para as práticas corretas de agentes públicos e colaboradores externos, dentro dos princípios da legalidade, moralidade, transparência e de eficiência. É um desafio que assumimos neste compromisso de criar ambiente ético e que previna atos de improbidade. Quem gerar prejuízos à administração pública e ao cidadão será rigorosamente responsabilizado, arcando com os eventuais prejuízos gerados", assinala o Prefeito Vinicius Claussen.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino