Desde sexta-feira 13, completamente revitalizada, arborizada,funcional e inclusiva, a nova Orla de Guaratiba, transformou-se em mais um point de Maricá, recebendo não só os moradores, mas também turistas que estão passando o fim de semana ensolarado em Maricá
Praça dos Pescadores em Maricá (foto Gabriel Reis)
Visivelmente emocionado, o prefeito Fabiano Horta (PT) falou da alegria de inaugurar mais um espaço público. “Alegria única e singular estar aqui. Todas as inaugurações são importantes mas essa está coroando com nota 10 a comunidade de Guaratiba, de Ponte Preta e todo entorno”, afirmou Fabiano, lembrando do homenageado Gilberto Francisco da Silva, o Pipico, que dá nome a Praça dos Pescadores, em Guaratiba. “Pipico fez parte do universo de Maricá, de Guaratiba e merece muito essa homenagem”, acrescentou. “Esse será um espaço de pertencimento, de esporte, de vida, de atividade, shows, lazer, com presença cultural, artesanato e de cidade que é o espaço comum, que pertence a todos”, concluiu.
Fabiano Horta inaugura a Praça dos Pescadores (fotos Clarildo Menezes)
O equipamento que possui 19 mil metros quadrados de praça, conta ainda com área de praia para piqueniques, academia para a terceira idade e pessoas com deficiência, além de parque para a criançada que inclui equipamento para cadeirantes, mesa de pingue pongue, campo de futebol e duas quadras iluminadas de vôlei e futevôlei.
“Isso aqui é tudo pra mim e para minha família. Morei um tempo em Niterói e estou muito feliz por voltar a morar em Maricá e ver como a cidade está bem cuidada. Que a população se preocupe em zelar cada um desses espaços públicos construídos em nosso município”, disse Helena Rivas, de 67 anos.
"Está maravilhoso. Sou nascida e criada aqui e nunca pensei que esse lugar fosse ficar tão incrível. Já tô ansiosa pelas aulas de ginástica", comemorou a aposentada Ilma do Amparo, 66 anos. "Vim só para essa inauguração. Quero muito ver como ficou a nova Orla de Guaratiba. A Prefeitura está de parabéns! Nossa cidade está ficando cada vez mais bonita", disse a moradora de Inoã, Vânia Lucia, de 55 anos, acompanhada dos netos Jorge Fernando, de 13 anos, e da pequena Eloah, de 8 meses.
Nova orla de Guaratiba
No local também foram instalados piso alerta direcional para pessoas com deficiência visual e 160 luminárias, sendo 120 postes duplos e 40 simples, em toda a extensão da orla e na praça.
Já a vegetação local foi recuperada e revitalizada com o plantio de palmeiras e outras espécies na via e no centro da avenida. Próximo dali, o acesso para os barcos dos pescadores locais foi reformado e criado um espaço para a limpeza do pescado.
Na última quinta-feira (12/09), foram plantadas 108 mudas de ipê rosa e uma horta no formato da palavra ‘Vida’, repleta de hortaliças. O plantio contou com a participação dos 100 alunos do Jardim de Infância Municipal Trenzinho da Esperança e com o apoio das secretarias de Cidade Sustentável e Agricultura, Pecuária e Pesca, que doaram mudas e empenharam o trabalho dos seus profissionais no projeto.