Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2020, políticos já estão se articulando de olho nas prefeituras e, mais adiante, nas eleições para deputados, senadores, governadores e presidente da República em 2022. Em Maricá, cidade do leste fluminense, rica em arrecadação dos royalties do petróleo, única do Estado administrada pelo PT, ao que tudo indica, o prefeito Fabiano Horta poderá surfar nas ondas das belas praias do município. Atualmente, sabe-se que não há adversário para tirar sua reeleição. A aceitação de seu nome está muito alta na cidade graças a administração que vem desenvolvendo até o momento
Sede da Prefeitura de Maricá no Centro da cidade (foto Agência GBNEWS)
É que os nomes de dois dos políticos considerados fortes como oposição, estão sendo direcionados para cidades vizinhas, embora tenham o domicílio eleitoral ainda em Maricá. O ex-vereador e atual deputado estadual Filippe Poubel (PSL), já anunciou que pretende ser prefeito de São Gonçalo, segundo maior colégio eleitoral do Rio de Janeiro. Lá, o atual prefeito José Luiz Nanci (Cidadania) está em baixa graças a sua fraca administração e, apesar de estar com a máquina na mão, sua reeleição está na corda bamba. Segundo o próprio Poubel, seu vice será o deputado estadual coronel PM Salema.
O segundo nome considerado forte para tirar o poder de Fabiano Horta é o do ex-deputado federal Marcelo Delaroli (PL, ex-PR). Segundo corredores da política, Marcelo teria fechado um acordão em Maricá e pode disputar a sucessão do prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel (PMB), cidade também vizinha de Maricá. Itaboraí é sede do Complexo Petroquímico do Estado do Rio (Comperj), que deve ser dinamizado nos próximos anos, gerando renda e milhares de empregos.
A administração de Sadinoel também vem recebendo sérias críticas da população que, anteriormente, sofreu com os desmandos do ex-prefeito Helil Cardoso (MDB), que tem como padrinho político o ex-presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha, preso e condenado por corrupção.
Um possível terceiro nome para fazer oposição ao atual prefeito Horta é o do ex-prefeito de Caxias, José Camilo Zito (PP) que estará em Maricá na próxima quinta-feira, para dar entrevista a uma emissora de rádio em Itaipuaçu e manter contatos políticos.
Zito tem casa na cidade e nesta semana, também, terá encontro no Rio com o presidente regional do PSDB, Paulo Marinho. O ex-prefeito de Caxias, vai dizer que não pretende retornar ao ninho tucano. Zito também descarta a possibilidade de se filiar ao PDT para, quem sabe, disputar a eleição de 2020 em Maricá ou Duque de Caxias.
De concreto mesmo, ainda sobre eleições em Maricá, está sendo instalado o diretório municipal de um partido forte que, inicialmente, terá candidatos (sem mandato) visando a Câmara de Vereadores.