Debaixo de chuva centenas de trabalhadores formaram fila em busca de emprego no Sine Móvel em Maricá


(fotos Evelen Gouvêa)

A chuva desta quarta-feira (04) não tirou a esperança dos trabalhadores que foram buscar um emprego no Sine Móvel instalado pela prefeitura de Maricá, em parceria com o governo do Estado, na Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro do município da Região Metropolitana do Rio.

Frank Costa, Vinícius Rodrigues e Anna Cecília Poggi

Com os currículos adicionados ao banco de dados do Sine para vagas, Vinícius Rodrigues Kirk e Patrícia Soares de Araújo se enquadravam às vagas e foram encaminhados para as oportunidades existentes. Ao todo, foram atendidas cerca de 800 pessoas na ação Secretaria de Trabalho do município com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais.

Patrícia Soares também conseguiu um emprego

Durante o dia foram oferecidos serviços gratuitos como agendamento para emissão de carteira de trabalho; entrada no seguro desemprego; isenção para emissão de 2ª via de documentos; e encaminhamento para vagas de emprego.

Na avaliação do secretário de Trabalho de Maricá, vereador licenciado Frank Costa (SDD), o evento superou as expectativas e a pasta municipal já está estudando uma nova data para que todos possam ter acesso ao serviço itinerante do Sistema Nacional de Empregos.

“Não esperávamos todo este público, a procura foi muito grande e por isso já estamos alinhando com o Estado uma segunda edição. Mesmo com a chuva que caiu pela manhã, conseguimos colocar uma estrutura extra para que todos ficassem confortáveis. Houve uma ansiedade comum no início, mas depois os atendimentos aconteceram com tranquilidade”, destacou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a Coordenadora de Apoio Logístico da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Anna Cecília Poggi, esta é uma parceria muito importante para o estado e para o município.

“Entendemos que temos que caminhar juntos e unir esforços para melhorar as condições de vida da população. O Sine Móvel é uma forma de estar mais perto destas pessoas, e a partir do momento que chegamos mais perto, conseguimos enxergar como é a população, saber como são os moradores de Maricá, para fazer uma captação de vagas mais afinada com eles”, afirmou.

Moradora do Boqueirão, Maria das Graças de Alcântara Oliveira (39 anos) saiu satisfeita com a isenção que conseguiu para emissão de 2ª via dos documentos. “Vim trocar meus documentos que estão com nome de solteira e preciso passar para o nome de casada. Eles foram muito simpáticos, fizeram o agendamento, e agora vou poder tirar o meu segundo documento sem pagar taxa”, disse Maria das Graças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A aposentada Sueli Fernandes Guimarães dos Santos (74 anos) foi em busca de uma isenção para a segunda via da carteira de identidade. “Depois que começou, o meu atendimento foi muito bom e rápido. Se não tivesse esse evento aqui, seria mais difícil. Ter o serviço perto de casa é bem melhor”, afirmou a moradora de Itapeba.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o jovem Pedro Vitor Salema Fernandes (19 anos), esta é uma forma de incentivar a população. “Me formei recentemente como eletricista predial, e quero trabalhar nesta área. Na falta de oportunidades e qualificação que o nosso país vive hoje, ter incentivos como este e com programas como o Passaporte Universitário, que também temos aqui em Maricá, as pessoas que não teriam condições de se inserir no mercado de trabalho encontram uma chance”, finalizou.