Niterói Presente atende a mais três bairros com 100 policiais

A partir desta quinta-feira (29), 100 policiais, usando 17 veículos (carros e motos), farão o policiamento ostensivo de São Francisco, Charitas e Jurujuba, na Zona Sul de Niterói. O início das operações do Niterói Presente foi anunciado, numa reunião com representantes dos três bairros, pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT). O programa, que já reduziu os índices de criminalidade em Icaraí, Centro, Santa Rosa e Fonseca, será lançado na quinta-feira (29), às 14h30m, na Praça Dom Orione, entre São Francisco e Charitas

A abordagem de suspeitos é a principal característica das operações do Niterói Presente, que utiliza policiais de folga pagos pela Prefeitura. O programa oferece prêmios de até R$ 8 mil por desempenho, com destaque para os agentes que apreenderem armas. A tropa que será apresentada na quinta-feira ficará baseada no Clube Naval e terá uma sub-base na cabine integrada da Avenida Rui Barbosa, em São Francisco.

 

-- A bandidagem  está com dificuldade de atuar em Niterói. A maior parte do policiamento  é mantida com recursos municipais. Fomos aconselhados, no começo da gestão, a não investir em segurança pública, que é de responsabilidade do governo estadual, mas preferimos sair da zona de conforto. Os números confirmam a queda dos índices de criminalidade em Niterói, bem mais acentuada que nas cidades vizinhas. O Niterói Presente é uma grande conquista para São Francisco, Charitas e Jurujuba – disse o prefeito Rodrigo Neves, que destacou a intermediação do deputado estadual Paulo Bagueira (Solidariedade) junto ao governo estadual para a ampliação do programa para os três bairros.

 

Segundo o prefeito, no primeiro semestre do ano foram registradas quedas significativas nos bairros beneficiados como Niterói Presente: 24% nos roubos a transeuntes; 45% nos furtos e roubos de celulares; e, 112 % nos roubos a estabelecimentos comerciais. O presidente do Polo Gastronômico de São Francisco e Charitas, Bruno Zambrotti, e o vereador Leandro Portugal, que também intermediou a luta pelo Niterói Presente, também participaram da reunião.

 

O deputado Bagueira lembrou que a luta da comunidade pelo programa Niterói Presente começou em setembro de 2017, quando ele participou de uma reunião com os moradores. Ele destacou o emprenho da comunidade, que enviou um abaixo-assinado com duas mil assinaturas para o prefeito Rodrigo Neves pedindo o Niterói Presente.

 

-- Se o programa não acabar, pelo menos vai estancar a criminalidade nas regiões atendidas – previu o parlamentar.

 

Vice-presidente do Conselho Comunitário de São Francisco, Marinice Machado também ressaltou a luta da comunidade pela melhoria da segurança.

 

-- Agora acho que vamos poder respirar. Só temos elogios ao Niterói Presente e à atuação da PM, sob o comando do coronel Silvio Guerra. A qualidade de vida no nosso bairro estava piorando por causa da violência. As coisas estão mudando. Acredito no projeto.

 

Representante da União dos Síndicos de Charitas (USC), Leonardo Fonte, disse que a cidade toda ganha com o Niterói Presente em São Francisco, Charitas e Jurujuba.

 

-- O Niterói Presente com certeza dará uma sensação de segurança aos moradores e comerciantes. Com o reforço na região, a PM poderá liberar seus agentes para reforçarem o policiamento em outros bairros.

 

Rodrigo Neves prometeu reunir a comunidade de novo no ano que vem para apresentar o balanço da atuação do Niterói Presente nos três bairros:

 

-- Não existe solução mágica para a segurança pública. Temos a crise econômica e a falta de investimentos na educação. Em cinco anos, construímos 25 escolas. Estamos no caminho certo, investindo em educação e dando combate duro ao crime. Pagamos até R$ 8 mil por um fuzil que é retirado das mãos da bandidos. Mas a participação da sociedade é fundamental para o sucesso das ações de combate à violência – concluiu o prefeito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino