Dia dos Pais – Procon orienta comércio em compras para a data

06.08.2019

 Ação itinerante será realizada

na sexta-feira (09.08),

na Praça Alcindo Sodré

O Dia dos Pais volta a ser, mais uma vez, foco de ação educativa da equipe do Procon Petrópolis. Nesta quarta-feira (07), grupos do órgão de defesa do consumidor estarão nos comércios da cidade para tirar dúvidas e esclarecer aspectos do Código de Defesa do Consumidor. Também nesta semana, na sexta-feira (09), uma ação itinerante será realizada na Praça Alcindo Sodré, no Centro, entre 13h e 17h. A ideia é explicar à população quais são seus direitos e deveres da hora de comprar uma mercadoria para dar de presente.

 

O foco da campanha educativa são as perfumarias e lojas de cosméticos, vestuário, livros, e aparelhos eletrônicos – principais produtos buscados pelos filhos para presentear nesta data. A equipe também vai orientar restaurantes sobre promoções e exigir, do comércio em geral, a disponibilização do Código de Defesa do Consumidor, do livro de reclamações e do cartaz com os contatos do Procon.

                                                                                                                                                                                    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Temos sucesso em ações educativas e acreditamos nelas como o principal motivo de termos baixas reclamações do comércio exclusivo da cidade. Ao mesmo tempo, essa tem que ser uma constante para que possamos atualizar os comerciantes e empresários sobre os procedimentos adotados pelo CDC para estar sempre amparado legalmente”, explica o coordenador do Procon de Petrópolis, Bernardo Sabrá, lembrando que a ação de sexta tem o foco em orientar o público sobre as regras de consumo.

 

O coordenador lembra, que, no caso de trocas por exemplo, uma das principais dicas é que o cliente saiba que os lojistas não estão obrigados a efetuá-la, exceto se esta situação estiver prevista pelo comerciante no ato da compra. No caso de roupas e calçados, é importante verificar a possibilidade de troca se o presente não agradar, pois a troca é garantida pelo CDC somente se o produto apresentar defeito e após ser levado para a assistência técnica.

                                                                                                                                                                             CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra dica importante é que o consumidor fique atento se o valor anunciado será o mesmo cobrado no caixa – uma obrigação legal. Em hipótese alguma o valor de cobrança deve ser maior. É importante ainda, que o cliente tire todas as dúvidas sobre os produtos. Os consumidores têm o direito a obter todas as informações sobre o produto ou serviço adquirido, inclusive por escrito, se assim desejar.

 

Vale lembrar que, mesmo com a ação itinerante, o Procon continuará funcionamento normalmente em sua sede, de 10h às 17h, na Rua Moreira da Fonseca, nº 33. Irregularidades podem e devem ser denunciadas ao órgão que fica na Rua Moreira da Fonseca – ao lado da Câmara dos Vereadores.  Há, ainda, a página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis; o site www.petropolis.rj.gov.br/procon; o WhatsApp Denúncia, no número 98857-5837 ou os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino