top of page

Seminário discute recuperação das lagoas de Itaipu e Piratininga

Axel Grael apresentou na UFF detalhes

do programa PRO-Sustentável com melhorias nas

infraestruturas urbana, ambiental, esportiva e cultural

Axel falou sobre as benfeitorias levadas para a Região Oceânica (foto Bruno Henrique Alves)

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, participou nesta quinta-feira (01) da abertura do seminário “Lagoa de Piratininga: como recuperá-la?”, promovido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Prefeitura de Niterói. O evento, no auditório do Instituto de Geociência da UFF, começou ontem e tem nova rodada de discussão nesta sexta-feira (02), entre 9h e 17h.

A prefeitura contratou o estudo da dinâmica hídrica do sistema lagunar Itaipu-Piratininga com o objetivo de identificar soluções técnicas definitivas para a recuperação destes ecossistemas lagunares. O seminário faz parte do processo de discussão técnica que vem sendo realizado com o comitê das lagoas e com técnicos de diferentes universidades. A meta é ouvir especialistas nacionais e internacionais para identificar iniciativas para a redução da densa camada de lodo que, por decantação, vem sendo acumulado no leito das lagoas e para a melhoria da qualidade da água.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na abertura do seminário, ao lado do reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, Axel Grael apresentou detalhes do programa PRO-Sustentável. A iniciativa da Prefeitura de Niterói propõe alinhar crescimento urbano, progresso e proteção das áreas verdes da Região Oceânica, onde a cidade apresentou as maiores taxas de crescimento populacional nos últimos anos.

Segundo Axel, desde 2016, o programa já levou para a Região Oceânica obras de pavimentação e drenagem em locais como Fazendinha e Cafubá. Prevê a construção de postos guarda-vidas nas praias de Piratininga, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara e estuda soluções para recuperação do calçadão de Piratininga e do sistema lagunar de Piratininga-Itaipu.

“O PRO-Sustentável conta com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e se divide em três eixos: Infraestrutura, Urbanização e Sustentabilidade Ambiental. O objetivo é trazer conforto e melhor qualidade de vida para a população através de melhorias em infraestrutura urbana, ambiental, esportiva e cultural”, destacou Axel.

Para este ano, estão previstos, entre outros, a conclusão do projeto executivo do Parque Orla de Piratininga, do estudo para indicar soluções para a despoluição do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu e das obras de drenagem e pavimentação da Estrada Frei Orlando, no Jacaré, e no bairro Boa Vista.

bottom of page