top of page

Audiência pública vai debater a criação de Floresta Municipal no Quitandinha


A Secretaria de Meio Ambiente de Petrópolis vai promover uma audiência pública no dia 31 de julho para apresentar o projeto de criação da Floresta Municipal do Quitandinha. A reunião acontece no CIEP Municipalizado Santos Dumont, no Independência, de 19h às 21h. Participam entidades da sociedade civil, órgãos públicos de âmbito municipal, estadual e federal, além dos moradores de toda a região, principais interessados na novidade. Serão mais 5,9 hectares preservados em uma área localizada na Rua Ângelo João Brant, no Quarteirão Italiano.

A Floresta Municipal é uma categoria de Unidade de Conservação (UC) que tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica. Na audiência pública, a prefeitura vai apresentar os benefícios para a região com a nova unidade. Além de preservar a área e evitar invasões, também será um novo espaço de lazer.

“Vai atender, principalmente, aos moradores do Independência, Quarteirão Italiano, Cremerie e Taquara. Precisamos da população no debate durante a audiência pública", frisa o prefeito Bernardo Rossi (MDB). “Com mais essa novidade, também vivemos a expectativa de aumentar a nossa arrecadação no ICMS Verde”, completa o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

A criação de mais uma unidade de conservação será mais uma medida da atual gestão voltada para a preservação do meio ambiente. Município mais bem colocado da Região Serrana no ranking do ICMS Verde em 2018 – 8ª no ranking entre as 92 cidades do Estado do Rio de Janeiro – Petrópolis vive a expectativa de melhorar essa posição.

O repasse do imposto no ano passado foi de R$ 8,4 milhões. Grande parte desse valor veio pelas UCs do município. Neste ano, além da proposta de criação da Floresta Municipal, a prefeitura já criou duas novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no entorno da Reserva Biológica de Araras: Caminho Real e São Miguel. São mais 24,2 hectares preservados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na cidade são 12 RPPNs - cinco elaboradas pelo governo federal, quatro pelo Estado e três municipais. Outras unidades de conservação são o Parque Natural, no Centro, o Monumento Natural da Pedra do Elefante (MONA-PE), no Taquaril, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a APA Petrópolis, a Reserva Biológica de Araras, a Reserva Biológica do Tinguá e o Refúgio de Vida Silvestre da Serra da Estrela.

"Desde o início da gestão do prefeito Bernardo Rossi, adotamos uma série de políticas públicas efetivas para preservação da natureza. Além disso, trabalhamos a educação ambiental nas escolas da rede municipal em parceria com a Secretaria de Educação e a Defesa Civil”, completa Fred Procópio.

bottom of page