top of page

"São João do Oscar", no Caminho Niemeyer, chega ao fim com sucesso de público

Mais de cinco toneladas de alimentos

foram arrecadas para o

Banco de Alimentos de Niterói durante o evento

(fotos Vitor Pestana)

Durante três dias de evento, o “São João do Oscar”, levou mais de 15 mil pessoas ao Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, de sexta a domingo, para curtirem o arraiá mais badalado de Niterói. A festa contou com shows do grupo Falamansa, Preta Gil, Lucy Alves, Bia Bedran, Marcelo Mimoso, Folia de Reis Estrela do Oriente, entre outros, além do DJ Campana, que abriu os festejos todos os dias. Comidas típicas, forró, brincadeiras, área destinada a crianças, casamento caipira, apresentação de quadrilhas e até um torneio de touro mecânico fizeram parte da festa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As feiras ‘Economia Solidária’e ‘Casa do Artesão’ também marcaram presença. Foram arrecadadas mais de cinco toneladas de alimentos para o ‘Banco de alimentos de Niterói’. O evento é uma realização da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas, da Fundação de Arte de Niterói, da Coordenadoria Geral de Eventos e do Caminho Niemeyer.

Para o presidente da Fundação de Artes de Niterói (FAN), André Diniz, a festa de São João vai além de uma simples comemoração: “O São João do Oscar é mais uma atividade gratuita, de qualidade, que oferecemos. Ele reflete o clima que a cidade vive, o clima pulsante da cultura. Por isso, convidamos a todos que venham sempre participar dessa festa, que certamente entrará para o calendário oficial da cidade”, afirmou.

No primeiro dia do “São João do Oscar”, na sexta-feira (19), DJ Campana abriu a festa com muito forró, seguido pelo músico Beto Sol, com um rico repertório que foi desde “Espumas ao Vento” a “Nosso Santo Bateu”. E, como não pode faltar em uma festa caipira, teve também a quadrilha Balão Dourado, com direito a casamento. A música não parou e a animação tomou conta do local. As atrações foram apresentadas pelos artistas Eleusa Mancini e Juliano Antunes.

O ponto alto da noite foi quando o grupo Falamansa – que está comemorando 20 anos de carreira – subiu ao palco, pouco depois das 21horas. Mantendo sua formação original e suas músicas com raízes bem fincadas no forró, levou toda sua alegria para o “São João do Oscar”, com um repertório repleto de músicas conhecidas como “Rindo à Toa”, “Xote da Alegria” e “Esperando na Janela”, além das performances dos clássicos de Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Alceu Valença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O vocalista do grupo, Tato, não escondeu a satisfação de poder se apresentar no Caminho Niemeyer. “Esta noite é muito importante para nós. Estamos comemorando 20 anos de banda, neste momento tão importante na nossa história, que são os festejos juninos que, cada vez mais, nos inserem na cultura brasileira através da nossa música. Muito feliz de estar aqui, um lugar sagrado para a cultura brasileira. É motivo de grande responsabilidade, mas também de grande alegria para o Falamansa”, disse.

Quem fechou a noite com chave de ouro foi a Sinfônica Ambulante, que botou todo mundo para dançar com suas releituras de canções tradicionais de São João. “Estamos muito felizes de fazer parte desta festa. No ano passado, nós participamos também. Um palco lindo, maravilhoso!”, contou o saxofonista da banda, Edison Matos.

A programação continuou no sábado (20) com um público para lá de animado. O grupo Violúdico animou crianças e papais com diversão para todas as idades. Logo depois foi a vez da Paradoxo Cia de Dança apresentar seu espetáculo "Presepada", seguido do "Casamento à Caipira", apresentado por diversos atores locais. A vocalista da banda Raiz do Sana, Tati Veras, também marcou presença no segundo dia do arraiá. A cantora Preta Gil foi o grande destaque da noite.

Com a alegria contagiante de sempre, Preta Gil cantou sucessos como "Idade" e "Sinais de Fogo", e também canções de outros artistas da música nacional, desde Alceu Valença até Claudinho e Bochecha. “É uma alegria enorme voltar a tocar em Niterói, cidade que sempre me recebeu com enorme carinho, e um orgulho estar aqui nesse templo de Oscar Niemeyer. Como nordestina, participar do dia de São João, o nosso santo festeiro, representa a oportunidade de levar as tradições culturais da região para o Sul maravilha, além de poder interpretar compositores que fizeram história na Música Popular Brasileira”, enfatizou a cantora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fechando a noite, o conjunto de Maurício Paraxaxar recebeu Moyseis Marques para mais uma sessão de muita música tradicional, para essa festa que definitivamente entra para o calendário cultural de Niterói. Cantor, compositor e zabumbeiro com mais de 20 anos de carreira, Paraxaxar é um dos mais influentes forrozeiros da cidade de Niterói.

O último dia de evento, no domingo (21), foi ao som do Trio Espírito Santo, Bia Bedran, Folia de Reis Estrela do Oriente, Marcelo Mimoso, além da cantora Lucy Alves – ganhadora do “The Voice Brasil” e nova estrela do forró –, que apresentou músicas autorais como seu novo single “Mexe Mexe”.

“Estou muito feliz em participar deste grande arraiá, que está lindo demais! Minha primeira vez neste espaço, trazendo meu Nordeste, falando e cantando São João, que é uma festa do Brasil, que consegue reunir música, família e alegria. Acho que é a festividade mais completa. Traz religiosidade, todo mundo se diverte e está sempre no meu imaginário. Viva São João!”, comemorou Lucy Alves.

O torneio de touro mecânico e a quadrilha voltaram a animar o público. Pedro Miranda e o Forró da Gávea apresentaram clássicos do forró e sucessos, com a energia e a qualidade musical indispensáveis para fechar o São João do Oscar em grande estilo.

bottom of page