Caminhada ecológica é sucesso na travessia Araras-Secretário

22.07.2019

                                                                                        (fotos divulgação/PMP)

 

Um grupo de 50 pessoas participou da caminhada ecológica guiada oferecida pela Prefeitura de Petrópolis na travessia Araras-Secretário no último domingo (21). Um ônibus da Cidade das Hortênsias levou os participantes até a Estrada das Perobas, local de início da atividade. Após 3h de passeio em meio à uma paisagem exuberante, a turma chegou até a Cachoeira da Rocinha, ponto final da caminhada. Além de conscientizar sobre a importância da preservação da natureza, a iniciativa promove a saúde e a qualidade de vida.

                                                                                                                                                                            CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O percurso percorrido foi de aproximadamente oito quilômetros, passando pelos pontos principais da travessia, como o colo da Maria Cumprida e o Morro da Mensagem. Para quem curte história, ainda é possível perceber em certos trechos da trilha um calçamento bem rústico feito de pedras. Quem participou dessa etapa aprovou a iniciativa.

 

“A prefeitura está de parabéns pela iniciativa, já que a muita gente não conhece, mas quer participar e conhecer esses locais. Com uma atividade guiada, fica muito mais fácil˜, disse Tatiana Macedo. “É uma trilha linda. A caminhada é uma atividade que relaxa, importante para o corpo e mente˜, completa Michele Nascimento.

As caminhadas ecológicas são usadas como atividade de educação ambiental em diversas cidades do país. O circuito começou em maio, pelo Alto da Ventania, no Caxambu. O Caminho do Ouro foi realizado em junho. Após a travessia Araras-Secretário, ainda serão percorridas o Castelinho e Pedra do Retiro.

 

"É uma iniciativa que agrega a preservação do meio ambiente e os benefícios para a saúde”, destaca o prefeito Bernardo Rossi. “Pensamos em trilhas para que os passeios pudessem ser feitos em família. Precisamos trabalhar essa consciência ambiental desde a infância, então, também é importante o estimulo dos pais˜, completa Fred Procópio, secretário de Meio Ambiente. 

                                                                                                                                                                                  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com as caminhadas, a prefeitura quer aproveitar as belezas naturais de Petrópolis e reforçar a importância da preservação ambiental. “Essa também é uma forma de trabalhar educação ambiental no âmbito da comunidade, como já fazemos com as crianças dentro do Defesa Civil nas Escolas", destacou Anderson Campos, coordenador de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

 

Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, o circuito de caminhadas ecológicas guiadas conta com o apoio da Defesa Civil, Cruz Vermelha, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Grupo de Escoteiros 132. Os interessados em participar podem entrar no site da prefeitura para mais informações (www.petropolis.rj.gov.br) ou ligar para a Secretaria de Meio Ambiente através do 2233.8180.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino