top of page

Lei Maria da Penha: Teresópolis ganha projeto ‘Maria nos Bairros’

Durante evento, foi anunciada verba de R$ 500 mil

para a Secretaria dos Direitos da Mulher

Prefeito Vinicius Claussen falou da importância da mulher na sociedade (fotos divulgação/PMT)

Na manhã desta quinta-feira (11), foi lançado o projeto itinerante ‘Maria nos Bairros’. Com o lema ‘Ser forte hoje e fortalecer outras amanhã’, o programa municipal tem o objetivo principal de reduzir casos de violência doméstica e implementar políticas de prevenção e proteção às vítimas.

O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen (Cidadania) fez a abertura oficial do projeto e destacou a figura da mulher na sociedade e a importância de implementar políticas de proteção às mulheres. “Quando a secretária dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi, me provocou com relação a levar a Lei Maria da Penha às mulheres da cidades, prontamente apoiei a iniciativa. Sabemos que é um trabalho delicado, silencioso cujo principal objetivo é levar o conhecimento da lei e com isso gerando esperança para diversas pessoas. Esse, sem dúvida, é o grande mérito deste programa”, finalizou.

Emocionada, a secretária dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi, falou sobre a principal característica do programa. “Assumimos a Secretaria a pouco mais de dois meses como uma imensa responsabilidade de fazer a diferença na vida das mulheres de nossa cidade. E é exatamente isso que queremos através do projeto ‘Maria nos Bairros’”, disse, ressaltando como a programa irá atuar. “O projeto vai atuar como um braço dentro da Secretaria dos Direitos da Mulher, com uma visão preventiva aos risco de violência doméstica. Levaremos aos bairros acolhimento, conscientização, orientação, acesso aos direitos e fortalecimento das mulheres de Teresópolis”, concluiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lançamento do projeto ‘Maria nos Bairros’

Além do Prefeito Vinicius Claussen e da secretária dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi, também participaram do lançamento do projeto ‘Maria nos Bairros’ representantes das secretarias municipais de Educação, de Segurança Pública e de Desenvolvimento Social. A solenidade contou também com a presença da promotora de justiça, Carla Cruz, da presidente do ISP (Instituto de Segurança Pública), Valéria Lemos, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Polícia Militar, por meio dos Guardiões da Vida. Representando a cidade de Petrópolis a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Anna Maria Rattes.

Convidado para o lançamento, o deputado federal Hugo Leal (PSD), enviou o assessor Marcelo Netto como seu representante, devido a agenda em Brasília com a votação da reforma previdenciária. Durante o evento, Marcelo Netto anunciou uma verba de R$ 500 mil destinados à Secretaria dos Direitos da Mulher para o próximo ano.

Durante o lançamento, o público presente pode assistir uma linda apresentação de ballet com a participação de alunos da APAE Teresópolis (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Após a apresentação das autoridades presentes, a presidente do ISP, Valéria Lemos, fez uma apresentação de dados de violência contra a mulher, entre elas a violência doméstica e o feminicídio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda na apresentação, Valéria Lemos trouxe números de Teresópolis e falou de ações de enfrentamento para promover os direitos das mulheres. “Iniciativas como esta são fundamentais para que possamos traçar metas e elaborar políticas públicas para combater os problemas que enfrentamos com relação à violação dos direitos da mulher na sociedade”, disse.

Durante o dia, o lançamento do projeto contou com atendimento com psicóloga, assistente social e advogada no “Ônibus Lilás”, cedido pela Prefeitura de Petrópolis, além de diversas atividades como workshops, palestra, alimentação alternativa, embelezamento; com equipe do Boticário, exposição dos produtos do Espaço Mulher, dinâmicas e sorteios de kits da Bioextratus.

bottom of page