Paraty recebe cada vez mais visitantes na FLIP (foto arquivo)
Os professores vão ganhar atenção especial na 17ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), nesta semana, de 10 a 14 de julho. A Casa Libre e Santa Rita da Cassia, por exemplo, terá uma programação voltada exclusivamente para os mestres, na quarta-feira, primeiro dia da FLIP, sublinhando a importância da formação de leitores e da inclusão pelo livro.
Das 13h às 18h, serão abordados temas como “Literatura e muitas diversidades”, “Metodologia no plural: acolhendo e potencializando outros repertórios” e “Como nascem as histórias”. O workshop “Bibliotecas transformadoras” será conduzido por Renata Costa, secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura. A Casa Libre e Santa Rita da Cassia terá Raquel Menezes (Liga Brasileira de Editoras) e a produtora cultural Cassia Carrenho como anfitriãs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na sexta-feira (12), a Casa terá uma “Tarde digital”, com debates como o “Inovando para ensinar: tecnologia na educação”. Ele reunirá Gabriel Lima (Árvore de Livros), Letícia Reina (Guten News) e Jayse Ferreira, educador da Escola Frei Orlando (Pernambuco), considerado um dos 50 melhores professores do mundo e um dos finalistas do Global Teacher Prize 2019, o “Prêmio Nobel da Educação”. A mediação ficará a cargo de Camila Cabete (Kobo). Bibliomundi, Bookwire, Storytel e Árvore de Livros apoiam a “Tarde”.
A Libre também é parceira da programação da Biblioteca MAR (Maria Angélica Ribeiro), do Colégio Estadual Engenheiro Mario Moura Brasil do Amaral (Cembra), que terá autores locais e convidados. Na sexta, às 15h, acontecerá no colégio o debate “Biblioteca escolar: porta do conhecimento”, com Alessandra Miranda e Rafael Motta, mediado por Volnei Canônica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Casa Libre e Santa Rita da Cassia funcionará na Rua da Lapa 200, das 10h às 22h, sempre de portas abertas. Já o Cembra fica na Rua Marechal Deodoro 479, também no Centro de Paraty, com espaço para poesia, mesas de debates e uma feira de livros, promovida pela Libre e mais de 20 editoras independentes que estarão na FLIP.
Paraty, no Sul Fluminense, recebeu juntamente com a Ilha Grande, Angra dos Reis, no último dia 5, o título de Patrimônio Mundial da Unesco. O anúncio foi feito após reunião em Baku, no Azerbaijão.