top of page

Professores ganham maior atenção na FLIP


Paraty recebe cada vez mais visitantes na FLIP (foto arquivo)

Os professores vão ganhar atenção especial na 17ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), nesta semana, de 10 a 14 de julho. A Casa Libre e Santa Rita da Cassia, por exemplo, terá uma programação voltada exclusivamente para os mestres, na quarta-feira, primeiro dia da FLIP, sublinhando a importância da formação de leitores e da inclusão pelo livro.

Das 13h às 18h, serão abordados temas como “Literatura e muitas diversidades”, “Metodologia no plural: acolhendo e potencializando outros repertórios” e “Como nascem as histórias”. O workshop “Bibliotecas transformadoras” será conduzido por Renata Costa, secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura. A Casa Libre e Santa Rita da Cassia terá Raquel Menezes (Liga Brasileira de Editoras) e a produtora cultural Cassia Carrenho como anfitriãs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na sexta-feira (12), a Casa terá uma “Tarde digital”, com debates como o “Inovando para ensinar: tecnologia na educação”. Ele reunirá Gabriel Lima (Árvore de Livros), Letícia Reina (Guten News) e Jayse Ferreira, educador da Escola Frei Orlando (Pernambuco), considerado um dos 50 melhores professores do mundo e um dos finalistas do Global Teacher Prize 2019, o “Prêmio Nobel da Educação”. A mediação ficará a cargo de Camila Cabete (Kobo). Bibliomundi, Bookwire, Storytel e Árvore de Livros apoiam a “Tarde”.

A Libre também é parceira da programação da Biblioteca MAR (Maria Angélica Ribeiro), do Colégio Estadual Engenheiro Mario Moura Brasil do Amaral (Cembra), que terá autores locais e convidados. Na sexta, às 15h, acontecerá no colégio o debate “Biblioteca escolar: porta do conhecimento”, com Alessandra Miranda e Rafael Motta, mediado por Volnei Canônica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Casa Libre e Santa Rita da Cassia funcionará na Rua da Lapa 200, das 10h às 22h, sempre de portas abertas. Já o Cembra fica na Rua Marechal Deodoro 479, também no Centro de Paraty, com espaço para poesia, mesas de debates e uma feira de livros, promovida pela Libre e mais de 20 editoras independentes que estarão na FLIP.

Paraty, no Sul Fluminense, recebeu juntamente com a Ilha Grande, Angra dos Reis, no último dia 5, o título de Patrimônio Mundial da Unesco. O anúncio foi feito após reunião em Baku, no Azerbaijão.

bottom of page