Começou a construção do quebra-mar de Itaipuaçu em Maricá

08.07.2019

                                                                                       (fotos Marcos Fabrício)

 

Equipes da autarquia responsável pelas obras de Maricá iniciaram a construção do quebra-mar no Canal da Costa, na praia do Recanto, em Itaipuaçu. Técnicos já tinham autorizado a abertura, em caráter preventivo, da ligação do canal com o mar em razão da previsão de chuva na cidade no último fim de semana.

 

A medida consiste em colocação de grandes pedras com o objetivo de manter o canal aberto de forma definitiva, assim como foi feito em Ponta Negra. O novo quebra-mar já recebeu 992 metros cúbicos de pedras e, além de já despontar na paisagem e atrair muitos curiosos, passou a influenciar a formação das ondas no local. A extensão total da nova peça deverá ser de 100 metros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo funcionários da autarquia,  o novo leito vai manter o canal desassoreado e facilitar o acesso dos pescadores artesanais que atuam no local. “É uma intervenção para renovar as águas do canal com mais oxigenação pela água do mar, a exemplo do que ocorreu com a abertura do canal da Barra de Maricá. Nossa ideia é manter essa abertura como a que existe em Ponta Negra, uma abertura permanente que estabeleceu um ciclo natural diário de renovação também das espécies marinhas”.

 

Quem vive no Recanto acompanha as obras com muita expectativa. A comerciante Virgínia dos Santos Costa, que também representa a comunidade de pescadores artesanais do local, afirmou que haverá uma significativa melhora na biodiversidade da região.

“O pescador vai poder sair e voltar com toda segurança e também para nós, do comércio, será bom porque vai atrair mais gente que virá conhecer o quebra-mar”, acredita ela, que atua há 15 anos na localidade. “Essa intervenção implicará em mais segurança na navegabilidade dos barcos e também servirá para escoar a água para o mar em casos de acúmulo de chuva, evitando o alagamento das casas do entorno do canal”, apontou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino