Visando o Dia dos Namorados, os fiscais vistoriaram lojas de flores, joias, perfumes e lingeries
Os fiscais do Procon Estadual realizaram uma ação de fiscalização visando o dia dos namorados (12). Eles vistoriaram, no Centro da cidade do Rio, 15 estabelecimentos entre lojas de joias, perfumes, flores e lingeries. A Operação "Só Love" teve cunho orientador e notificou 11 lojas para sanarem irregularidades encontradas.
A maior parte das irregularidades consistia na falta de informação para o consumidor sobre o telefone e endereço do Procon e quanto à existência do Livro de Reclamações, além da ausência de preços em produtos à venda. A loja Elister Joias (Edifício Avenida Central, Avenida Rio Branco) exibia um cartaz na vitrine em que o valor do preço a prazo estava em tamanho superior ao tamanho do valor total à vista, induzindo o consumidor em erro.
Não foram encontradas irregularidades na Avelã (Rua Gonçalves Dias, 19), Petit Parfum (Avenida Rio Branco, 156 loja 19), CL Joias (Avenida Rio Branco, 120, loja 9) e Lulean (Avenida Rio Branco, 120, loja 38).
Balanço da Operação Só Love
1-Lupo (Avenida Rio Branco, 25 loja c): Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.
2- Camélia Flores (Beco do Rosário, 164, box 1, subsolo): Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda.
3- A Roseiral (Rua do Rosário, 164, loja 14/16): Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.
4- A Mimosa Flores (Rua do Rosário, 164, loja 28): Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda.
5-Lirio Casarão Flores (Rua do Rosário, 164, loja 37): Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
6- Tulipa (Rua do Rosário, 164 box 23,25, e 27): Livro de Reclamações não autenticado.
7- Zezé Flores (Rua do Rosário 164, box 17): Livro de Reclamações não autenticado. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda
8- João Flores (Rua do Rosário, 164, box 83): Ausência do Livro de Reclamações e seu respectivo cartaz. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda.
9- Hope (Rua Gonçalves Dias, 16 loja a): Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.
10- Elister Joias (Avenida Rio Branco, 156, loja 518): Em cartaz de preços na vitrine, o valor da parcela está em tamanho superior ao tamanho do valor total.
11- Dufry Shopping (Rua da Assembleia 55, loja sl): Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.