(fotos divulgação/PMP)
Petrópolis vai respirar cultura germânica por todos os cantos a partir da próxima sexta-feira (14) e um dos pontos altos da Bauernfest – a Festa do Colono Alemão – vai ficar por conta dos 13 grupos de dança folclórica, que já estão confirmados para animar o público. Este ano, chegando à sua 30ª edição, o evento acontece de 14 a 30 de junho (exceto dia 20, feriado de Corpus Christ), com uma intensa programação cultural que vai incluir ainda muita música, teatro, atividades para as crianças, jogos germânicos, concursos, além, claro, da gastronomia típica e chope. A festa vai contar com palcos no Palácio de Cristal, na Praça da Liberdade e na Praça Visconde Mauá (Praça da Águia) – este último com o Bierngarten.
São cerca de 700 dançarinos que prometem disseminar a cultura germânica com coreografias que vão desde danças típicas tradicionais às mais modernas. Para o prefeito Bernardo Rossi, as apresentações dos grupos e fundamental para o sucesso da festa. “Temos muitos grupos em Petrópolis, que não só levam a alegria da dança para o público, como também ajudam a divulgar e preservar a cultura germânica na cidade. Eles também fazem parte da nossa história e não podem faltar nessa homenagem que o município faz aos colonos que ajudam a construir nossa cidade”, frisa.
(continua depois da publicidade)
O Palco Koblenz, que vai ficar nos jardins do Palácio de Cristal, vai concentrar as apresentações dos grupos folclóricos, que começam já na abertura da festa, com a Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP), às 20h. A abertura também vai contar, em seguida, com o grupo convidado de Blumenau-SC, Grupo Folclórico Teutônia, além dos grupos da cidade Blumenberg Volkstanz e Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis.
“A presença dos grupos folclóricos na programação está entre os destaques da festa. E todos os grupos que fazem parte da associação estarão se apresentando. Petrópolis respira a cultura dos colonos e a cultura germânica estará muito bem representada por eles”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.
Nos fins de semana do evento, as apresentações dos grupos folclóricos acontecem durante todo o dia, começando no início da tarde. Já nos dias de semana as apresentações acontecem nos dias 19, 21, 26, 27 e 28 no período da noite.
“A Bauernfest é uma das principais festas do calendário turístico da cidade e muitos visitantes vêm exclusivamente por conta da programação cultural. A expectativa é muito grande para o evento e temos certeza que será um sucesso”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.
Entre os grupos de dança folclórica de Petrópolis estão: Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (Agfap); Blumenberg Volkstanz; Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis; Kaiserstadt Kulturkreis; Mosel Volkstänze de Petrópolis; Rheinland Pfalz Danças Folclóricas; Petrópolis Danças Folclóricas; Grupo Folclórico Germânico Bergstadt; Mosel Volkstänze de Petrópolis. E os convidados de outras cidades: Grupo Folclórico Teutônia; Grupo de Tradições Folc. Pommerland; Edelweiss Tiroler Alpenbühne Tanzgruppe; Schmetterling Germanische Volkstanzgruppe; e Tanzen Macht Freunde de Lajeado.
“A expectativa é muito boa e os grupos estão empenhados para fazer desta a melhor Bauernfest dos últimos anos. Tivemos uma grande procura por grupos de fora da cidade, o que mostra que a festa está crescendo cada vez mais”, destacou a presidente da Agfap, Isis Barreto Sader.