Prefeitura e empresários à caminho do turismo profissional em Maricá

                                                                                   Empresários e governo voltaram discutir sobre o  turismo em Maricá (fotos Elsson Campos)

 

Num dos intervalos do 2º Seminário Empresarial de Turismo de Maricá, nesta quarta-feira (29), no Cine Teatro Municipal Henfil, o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), Marcos Navega, conversou com a reportagem do GBNEWS. Ele falou, resumidamente, sobre o trabalho desenvolvido pela  entidade numa  parceria com a Prefeitura, através da Codemar e Secretaria de Turismo para alavancar o setor.

 

"Durante um ano, abril 2018/2019,  a FC&VB-RJ identificou inúmeros roteiros turísticos para Maricá. Um deles é o Turístico Rural Espraiado, e outro, o de Experiência, que inclui visitação religiosa em igrejas (com roteiro de 20km), tribos indígenas com guias locais, passeios de barcos com pescadores também locais.

 

No diagnóstico hospitalidade, funcionários da Federação visitaram 42 pousadas em vários pontos de Maricá,  e constataram que apenas 17 estão preparadas para receber hóspedes de imediato", disse Navega que semana que vem estará de volta a Maricá para uma reunião com empresários e gestores públicos.

 

Nos próximos dias, a Prefeitura de Maricá deverá enviar uma mensagem para votação na Câmara de Vereadores, contendo incentivos para atrair a rede hoteleira. Atualmente, o Aeroporto de Maricá recebe em trânsito cerca de 100 funcionários/dia da Petrobras que trabalham nas plataformas de petróleo. A previsão é de que em agosto este número chegue a mil diariamente. Como Maricá não tem rede hoteleira para atender a demanda, os trabalhadores buscam os  cinco hotéis da cidade vizinha de Itaboraí gerando renda e emprego.

 

O presidente da Codemar, José Orlando Dias, sinalizou que o seminário é importante para mostrar aos empresários as ações desenvolvidas pela Prefeitura no setor de turismo, a fim de estabelecer relações com o mundo empresarial.

 

“Essa interação é importante para que o empresário se posicione em relação aos seus investimentos que têm de ser feitos. E, para nós, é importante porque a infraestrutura turística é essencial para os nossos projetos”, declarou o presidente da Codemar.

 

O Seminário foi organizado pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Turismo, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ).

 

“O fundamental disso é trabalharmos juntos a fim de gerar mais emprego para o nosso povo que é muito carente disso”, afirmou o secretário de Turismo, Robson Dutra.

 

Além dos temas abordados, o seminário serviu como oportunidade para ser apresentado o “Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável – Maricá 2030”; o “Projeto Hospedar”, da Secretaria de Trabalho; programas e ações para o desenvolvimento do turismo realizados pela Codemar e discutir propostas para a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo de Maricá.

 

Para o presidente da Câmara dos Diretores Lojistas (CDL- Maricá) e do Maricá Convention & Visitors Bureau (MC&VB), Paulo Santos, a expectativa é que este segundo encontro fortaleça ainda mais a relação entre os empresários, assim como ocorreu após o primeiro 1º seminário realizado na mesma data no ano passado, no qual resultou na criação da Rota Gastronômica do município.

 

“Esperamos que através desse seminário possamos ter um outro nível de desenvolvimento. Hoje existe um nível de maturidade na cidade bastante diferente e muito interessante, com muitas empresas e empresários já se aproximando do município e trazendo conhecimentos”, avaliou Paulo Santos.

 

Entre os convidados, participaram a consultora, mestre e bacharel em turismo, Vaniza Schuler; a turismóloga e diretora de eventos, Márcia de Paula; o engenheiro, membro do Conselho Nacional de Turismo, Milton Zuanazzi, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino