Reunião nacional do Bandeira Azul em 2020 será na praia do Peró

A Praia do Peró, em Cabo Frio, vai sediar, em maio de 2020, o 13º Workshop Anual do Programa Bandeira Azul, que neste ano está acontecendo, nesta semana, no balneário de Camboriú, em Santa Catarina, que já tem três praias certificadas com o selo internacional de qualidade. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (16), pelo coordenador de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mário Flávio Moreira. A cidade está com duas representantes em Camboriú para renovar o certificado da Praia do Peró para 2020

O evento em Cabo Frio vai atrair os representantes de todos os estados brasileiros que já têm ou que buscam os selos de qualidade para marinas e praias, além de especialistas e agentes de turismo que vendem pacotes para praias que desfraldam a Bandeira Azul. A Praia do Peró é a única do interior do Estado do Rio a conquistar a Bandeira Azul. O principal requisito é a qualidade da água do mar, que não pode ter nenhum resquício de poluição.

A Bandeira Azul ficou hasteada no Peró, conforme fora previsto, de novembro a abril. O certificado tem que ser renovado anualmente e a aprovação passa pelos júris nacional e internacional do programa. Para atender as exigências, a orla da praia entrará em obras logo no início do segundo semestre. O projeto está pronto, faltando apenas ajustes e a licitação para contratar a empresa de engenharia que fará as obras de revitalização, que inclui novos quiosques.

-- O evento anual do programa Bandeira Azul no Peró trará para Cabo Frio não somente os representantes dos estados como também uma grande mídia espontânea – comemorou o empresário Roberto Saci, dono do Hotel Porto Veleiro e do Hostel Container Cabo Frio, que, em menos de um ano de funcionamento, conquistou prêmio nacional de sustentabilidade em meios de hospedagem.

Em Camboriú, a praia do Peró está representada pela coordenadora do programa Bandeira Azul, Paloma Arias, e pela turismóloga Luane Ferreira. No dia 20, a Praia do Peró receberá a visita presidente da Câmara de Ílhavo (Portugal), Antônio Caçoilo, que é o equivalente a prefeito da cidade. Ele estará em Cabo Frio para formalizar o convênio de cidades irmãs com Cabo Frio. Ele vai visitar a praia que tem a Bandeira Azul e à noite, na Casa de Cultura José de Dome (Charitas) assina o acordo de cooperação com o prefeito Adriano Moreno.