Plataforma Digital da Engenhoca já recebeu mais de 30 mil visitantes

No primeiro ano de funcionamento,

unidade formou 2.557 alunos

(fotos Luciana Carneiro)

Rodrigo Neves comemora aniversário da plataforma que já qualificou dezenas de jovens

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), participou, nesta terça-feira (30), da cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de oito cursos ministrados na Plataforma Digital Eduardo Fabiano Maia Gouvêa, na Engenhoca, que completa um ano de funcionamento este mês. Todos os cursos da Plataforma Digital são gratuitos. Neste primeiro ano de funcionamento, foram disponibilizadas 202 turmas de diversos cursos, com 2.557 alunos aprovados durante o período. A unidade já recebeu mais de 30 mil visitantes.

“Estou muito feliz de estar aqui na Plataforma Digital da Engenhoca entregando certificados para esses jovens. Muitos deles conseguiram o primeiro emprego graças à qualificação obtida nos cursos realizados aqui neste equipamento. A Plataforma revitalizou o Largo de São Jorge, com um prédio bonito, com design diferenciado e que contribuiu muito para o regate da autoestima dos moradores desse bairro da Zona Norte de Niterói”, disse Rodrigo Neves.

A diretora da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, Adriana de Lima, explicou que a comunidade do entorno “abraçou” a Plataforma, um espaço educativo, cultural e de entretenimento.

“Em janeiro, período de férias, a Plataforma ficou lotada todos os dias. Isso nos enche de orgulho, mostrando que estamos no caminho certo, que é oferecer oportunidades aos jovens e adultos, mediadas pela tecnologia. Recentemente, inauguramos um espaço e-esportes, porque sabemos que os jogos digitais ocupam uma fatia enorme no mercado e que o jovem se interessa muito por este segmento”, pontuou Adriana.

A diretora conta, ainda, que no segundo semestre, a Plataforma receberá um contêiner que vai garantir o primeiro Fab Lab (Laboratório de fabricação) de Niterói, um espaço para cursos e produção com tecnologia digital, aberto também para a pesquisa. Com o novo equipamento, a unidade da Engenhoca pretende fechar convênios com universidades para mais cursos.

Durante a cerimônia, os alunos receberam o certificado das mãos do prefeito Rodrigo Neves, dos secretários municipais Axel Grael (Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão) e Paulo Bagueira (Secretaria Executiva), além do presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, e do vereador Renato Cariello.

Alessandra João Barbosa, que fez o curso de empreendedorismo, foi uma das alunas que recebeu o certificado das mãos do prefeito. Ela está montando sua microempresa e buscou qualificação nos cursos da Plataforma Digital.

“Os professores são excelentes e as aulas me ajudaram muito. Eu faço bolos e doces para vender e aprendi a cuidar direitinho do meu empreendimento para ele crescer e dar lucro”, conta Alessandra.

A Plataforma Digital oferece cursos de Fotografia, Desenvolvimento de Jogos I, Introdução à Robótica com Lego, Drone, Inglês Básico, Redes de Computadores, Introdução à Apresentação em Slide e Inglês Básico Kids e empreendedorismo, entre outros. A unidade conta com telecentro (espaço de universalização digital e de acesso à internet), midiateca (sala de jogos interativos e educacionais), estúdio de áudio, cinema comunitário para exposição de filmes, shows e outras atividades educacionais e de entretenimento.

O jovem Matheus Oliveira Silva Santos fez o curso de fotografia. “Sempre fui apaixonado por fotografia e, agora, vou comprar o equipamento necessário para começar a trabalhar na profissão que sempre sonhei”, contou.