A Prefeitura de Niterói inaugura neste sábado (27), às 10h, o corredor de transportes da TransOceânica. Ao meio-dia, o serviço entrará em operação para a população. A via exclusiva para ônibus do sistema BHLS (Bus of High Level of Service) tem 9,3 quilômetros de extensão, 13 estações em 12 bairros e liga a Região Oceânica à Zona Sul de Niterói através do túnel Charitas-Cafubá, construído há dois anos. A obra, esperada há mais de 40 anos pelos niteroienses, irá reduzir o tempo de percurso entre as duas regiões da cidade em cerca de 30% e beneficiará 125 mil pessoas diariamente.
Diferentemente do que ocorre no sistema BRT, os coletivos não trafegarão apenas no leito do corredor expresso. Os veículos terão portas dos dois lados para também circularem pelas ruas e avenidas que não contam com a via exclusiva. Niterói será a única cidade do Estado do Rio com esse modelo de transporte.
Com piso na altura do passeio público, os novos ônibus têm ar-condicionado, capacidade para 90 passageiros e são adaptados para o transporte de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Todas as 13 estações do BHLS terão câmeras de segurança, painéis que informarão o tempo de chegada de cada ônibus, onde os usuários poderão acompanhar a localização dos coletivos no mapa, além de bicicletário com 10 vagas.
Serviço:
Inauguração do corredor BHLS da TransOceânica
Data: Sábado, 27 de abril.
Horário: 10h
Endereço: Estrada Francisco da Cruz Nunes, s/nº (Trevo da Padaria Versalhes) – Itaipu.