Cabo Frio vai eternizar projeto Bandeira Azul

O projeto Bandeira Azul na praia do Peró, em Cabo Frio, será eternizado. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (26/4) pelo prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno, durante a cerimônia de apresentação do projeto de revitalização da orla da praia, que conquistou o selo internacional de qualidade. O prefeito vai enviar projeto de lei para a Câmara Municipal para que o programa se transforme em lei municipal, que terá que ser respeitada pelos futuros prefeitos. A Bandeira Azul foi arriada e só será hasteada novamente em novembro, após a renovação da renovação, o que é praxe no projeto Bandeira Azul

Durante a cerimônia, foi apresentado o projeto que muda completamente o cenário da Praia do Peró, que ganhará novos quiosques, com cobertura para mesas e cadeiras; acessos controlados à praia; academias de ginástica ao ar livre; banheiros públicos em todos os quiosques; Centro de Atendimento ao Turista; arborização no calçadão e na areia; duchas para os banhistas; e, outros equipamentos:

 

-- O projeto Bandeira Azul levou o nome de Cabo Frio para os quatro cantos do mundo, com foco no turismo de qualidade. O projeto é referência nacional e queremos levá-lo, também, para as praias do Forte e do Foguete. O projeto de lei vai garantir este selo de qualidade ambiental para as futuras gerações – disse o prefeito, que assegurou os recursos para a complementação das obras de revitalização da orla do Peró e informou que está contratando empresas, através de licitação, para obras de recapeamento asfáltico das principais vias do Centro, do Peró e do Segundo Distrito.

A arquiteta Ane Apicello, responsável pelo projeto, destacou o apoio da comunidade na busca pela Bandeira Azul e pela revitalização da orla. Destacou que a equipe técnica está aberta a sugestões e garantiu que o projeto, além dar atenção a acessibilidade das pessoas, também garante o acesso livre de veículos de emergência e de serviços ao longo da orla:

 

-- A orla também ganhará nova cobertura vegetal, com destaque para o coqueiro Jerivá, que resiste ao vento e ao calor da orla do Peró. Outras espécies também serão plantadas no calçadão e nas jardineiras. Algumas vão precisar de proteção contra o vento – explicou a arquiteta.

Um dos coordenadores do Bandeira Azul. Carlos Magno fez um balanço das ações do projeto ao longo dos últimos meses. Destacou os projetos de educação ambiental levados às escolas; o aumento de 20 a 30 por cento na taxa de ocupação na rede hoteleira; a interdição da orla para carros; e, a chegada de caravanas de paulistas para visitar a praia, além de turistas estrangeiros:

 

-- O projeto ganhou mídia espontânea em mais de 200 sites do mundo. Foi citado como modelo para o Estado do Rio pelo secretário de Turismo, Otávio Leite, entre outros avanços. Desfraldar a Bandeira Azul é um privilégio de poucos destinos – afirmou Magno.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-Cabo Frio, Thaís Figueiredo prometeu acompanhar a execução do projeto e dar apoio à comunidade que zela pela preservação da praia. Presidente do Rotary Club de Cabo Frio, Rosaclério Longo, de 89 anos, viajou o mundo pela Marinha de Guerra, onde serviu como dentista. Conhece muitas praias e há 19 anos mora no Peró:

 

-- Esta praia simboliza o que a natureza nos deu. É a mais bela que conheço. A população precisa se orgulhar e ajudar a preservar esta riqueza – exortou o dentista.

Marcelo Morel, chefe do Parque da Costa do Sol, disse que os propósitos do projeto Bandeira Azul se encaixam nos modelos de preservação ambiental defendidos pelo Inea nos parques estaduais. O comando de Polícia Ambiental e o 25° BPM enviaram representantes para a cerimônia.

 

-- Nós, dos Amigos do Peró, temos muito orgulho de fazer parte da história. A primeira batalha está vencida, mas ainda há muita luta pela frente, mas estamos confiantes – disse a empresária Marta Rocha, da pousada Casa de Gaya, que integra o grupo Amigos do Peró.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino