A Secretaria de Saúde de Maricá esclarece, em nota, que a causa da morte de Sergio Estevão da Silva, 45 anos, internado no Hospital Municipal Conde Modesto Leal desde o último domingo foi lesão hepática aguda. Trata-se de uma hemorragia interna possivelmente provocada pelas agressões sofridas pelo paciente. A secretaria acrescenta que conseguiu o laudo junto ao Instituto Médico Legal (IML) de Niterói.
Sergio deu entrada no hospital no domingo (14). A equipe de plantão constatou que também tinha um quadro compatível com síndrome de abstinência de álcool ou química, o que aumentou a lesão interna.
O atendimento foi feito de acordo com o que era recomendado para tal quadro. Na última terça-feira (16), no entanto, o paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória, foi assistido e entubado - o que descarta qualquer possibilidade de sufocamento por objeto estranho - (pedaço de pão conforme a família denunciou) mas após quarenta minutos de tentativas de ressuscitação cardiopulmonar não resistiu e veio a falecer.