Teresópolis marca presença no Encontro Estadual de Saúde do Idoso

10.04.2019

Realizado na sede da Superintendência da Atenção Básica,

no Rio de Janeiro, a edição 2019 do Encontro Estadual de Saúde do Idoso

teve a participação de equipe da Secretaria de Saúde de Teresópolis

(foto divulgação)

Entre os assuntos, foi abordada a importância da implantação da caderneta do idoso como instrumento de rastreio e prontuário móvel do pessoal da terceira idade. O objetivo é reconhecer aqueles que se encontram em situação que requer atenção especializada.

 

Esse rastreio possibilita a avaliação multidimensional, que abrange três tópicos: a situação clínica, a funcionalidade e o quadro sociofamiliar dos idosos. A proposta é que, através do atendimento e de práticas de integração, o público desse segmento da população tenha uma vida independente por mais tempo, realizando suas atividades sem ajuda de terceiros.

 

Esse trabalho tem a Atenção Básica como principal instrumento de atuação, visto que as ações acontecem dentro e fora das unidades de saúde, através de visitas e busca ativa territorial.

 

Também foram debatidos temas como indicadores de suicídio entre idosos, mortalidade prematura (entre 60 e 69 anos), internações por causa evitáveis e os idosos que dependem exclusivamente do SUS.

 

Participaram do evento, representando a Subsecretaria de Atenção Básica de Teresópolis, a médica Fernanda Reis Sampaio, do posto de saúde da família de Pimenteiras, e a assistente social Raquel Proença, do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino