O resultado de análises do óleo preto e denso que tomou conta do mar na Região dos Lagos deve ser divulgado ainda nesta sexta-feira (05). Operações para a retirada do produto nas praias de Arraial do Cabo, Armação de Búzios e Cabo Frio começou na manhã desta quinta-feira (04)
Placas de óleo preto e denso surgiram e se espalharam por praias de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Cabo Frio surpreendendo banhistas e intrigando especialistas. A secretaria de Ambiente de Arraial divulgou nesta sexta (5) que suspeita que o material seja petróleo.
"A gente acredita que seja petróleo de uma operação de alguma plataforma. O óleo foi colocado em um saco e ele derreteu o saco. Isso não é um óleo combustível. Óleos combustíveis não causam este efeito em contato com o plástico", disse Arildo Mendes, secretário de Ambiente de Arraial do Cabo.
(foto reprodução Inter TV)
Nesta sexta, por meio de nota, a Petrobras disse que foi notificada pelo Ibama para realizar a coleta do material. A estatal disse ainda que a massa oleosa é desconhecida e que está atuando junto aos órgãos ambientais para identificar a procedência do óleo.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) coletaram amostras do resíduo na Prainha e nas Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo. O material foi entregue ao Ibama para análise, segundo o Inea, que ainda usou um drone na inspeção e avalia a extensão das manchas.
Em nota, o Inea afirmou ainda que a Petrobras e Marinha também coletaram amostras do óleo com o objetivo de identificar se o mesmo teve origem nas embarcações da estatal ou de outros navios que passaram na região.
"As equipes constataram que o resíduo oleoso pode ser oriundo de um vazamento antigo, pode ter ocorrido distante da costa e ter sido trazido pelas correntes marítimas para as praias da região", disse o Inea em nota encaminhada à imprensa.
Em Cabo Frio, a Prefeitura informou que a mancha de óleo avistada por pescadores na última quarta-feira (3) no litoral de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios não afetou a balneabilidade das praias de Cabo Frio.
Ainda segundo o município, as placas pretas apareceram em pequena quantidade nas Praias da Conchas e no Peró, mas foram recolhidas por equipes de limpeza da Comsercaf.
“A quantidade que veio parar em nossas areias foi rapidamente recolhida pelas equipes de limpeza, pois se concentraram na área entre o Hotel Âncora, na Praia do Peró e a Praia das Conchas, e não afetaram a balneabilidade de nenhuma praia", disse Mario Flavio Moreira, coordenador de Meio Ambiente de Cabo Frio.
A mancha de óleo também se espalhou pelas águas de Armação dos Búzios, onde banhistas alertaram sobre a presença do material na Praia Brava.