A Câmara Municipal de São Gonçalo realiza nesta sexta-feira (5), às 19h, uma Sessão Solene em homenagem aos 440 anos de história da cidade. A data marca ainda os 400 anos da morte de seu fundador, Gonçalo Gonçalves, que receberá uma missa em sua memória na Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante
Na paróquia, o Memorial da Igreja Matriz prepara uma série de atividades comemorativas que serão ao longo do mês de abril. Um museu contando a história do templo, e de como ele se mistura com a história da cidade, está aberto a visitações terças e quintas à tarde e quartas e sextas pala manhã.
Entre as peças que podem ser vistas no local estão uma imagem de São Gonçalo e uma de Nossa Senhora da Luz, que datam do século XVII, e ainda imagens, livros que contam o processo de reforma, além de artefatos retirados com a reconstrução do templo que começaram a surgir.
A igreja remonta ao ano de 1579, quando Gonçalo Gonçalves conseguiu a sesmaria e conta atualmente com uma equipe de estudantes e pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), coordenados pelo professor Rui Aniceto Fernandes, que auxilia no levantamento de sua história e de sua relação com a cidade de São Gonçalo.