top of page

Codemar não privilegia a mídia "amiga" e anuncia o estacionamento Rotativo Maricá

Pela primeira vez o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) decidiu dar uma notícia para toda a imprensa local e não apenas para um portal "amigo". Essa decisão deveria ser rotineira e serve também para o presidente da autarquia Serviços e Obras de Maricá (Somar), pastor Renato Machado. Os dois presidentes e suas assessorias de imprensa devem desconhecer ou fazem pouco caso do princípio básico da isonomia no serviço público e, com isso, limitam a visibilidade das ações do governo em termos de divulgação espontânea, através do jornalismo, numa evidente demonstração de incompetência e ilegalidade

Para dar a notícia de que o Maricá Rotativo será lançado para teste em maio, no Centro da cidade, a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura teve que entrar no circuito para convocar a imprensa.

De acordo com a Codemar, a venda dos “tickets” será feita através do comércio local credenciado ou por aplicativos. Em regiões que não haja comércio cadastrado, estarão disponíveis agentes para compra do mesmo.

“Estamos tendo todo cuidado. Sabemos que existem pessoas que encontram dificuldades em utilizar a tecnologia, por isso teremos o comércio como parceiro. Ainda assim, caso na região exista uma sombra – locais sem credenciamento – teremos agentes para realizar a venda”, disse Orlando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As vagas serão delimitadas pelas secretarias de Transportes e Segurança. Idosos e pessoas com deficiência terão vagas determinadas. O comércio terá vagas de carga e descarga, assim como farmácias que seus clientes precisam de uma breve parada, também terão sinalizadas vagas com tempo determinado.

Períodos – O estacionamento rotativo permitirá que o condutor compra apenas dois períodos, num total de quatro horas no Centro. Depois deste período não poderá permanecer no local. O objetivo é coibir a ocupação de vagas próximas aos centros comerciais durante um dia inteiro. Cada período de duas horas custará R$ 2,00 para veículos licenciados em Maricá e R$ 2,50 para os emplacados em outros municípios. O estacionamento rotativo funcionará todos os dias a partir das 7 horas.

“A rotatividade beneficiaria o comércio e motoristas que vivenciam a economia da cidade. Além disso, o novo sistema será administrado pelo próprio município e os valores arrecadados serão revertidos em investimentos como acessibilidade, educação no trânsito, entre outros, além de contribuir para uma menor poluição ambiental com a redução da circulação dos veículos em busca de vagas”, falou Orlando.

Câmeras

A fiscalização ocorrerá através de câmeras instaladas em veículos que circularão pela cidade. Haverá também instalação de câmeras nas ruas e estas serão integradas ao sistema de cinturão de segurança da cidade.

Vagas – Ao final da implantação serão disponibilizadas 1.840 vagas, distribuídas em três setores identificados como sendo os mais críticos. O processo será executado em três fases: Fase 1 – Centro e adjacências; Fase 2 – Ruas centrais de Itaipuaçu e Inoã; e Fase 3 – Orlas Municipais (Ponta Negra, Itaipuaçu e Barra de Maricá).

bottom of page