top of page

Maricá entrega 1.241 das 5.000 bolsas do Passaporte Universitário de 2019

Enquanto prefeituras e estados enfrentam problemas

com a educação, atrasando salários de professores e com escolas fechadas

por falta de recursos e má gestão, a cidade de Maricá,

no Rio de Janeiro, é referência nacional

fotos Agência GBNEWS

Na noite desta quarta-feira (27), com o ginásio lotado do Colégio Cenecistas de Maricá, no Centro, a prefeitura entregou 1.241 bolsas de estudo do Passaporte Universitário num convênio com cinco instituições de ensino privadas. Todos os estudantes também terão acesso ao programa Bilhete Único Universitário da Secretaria de Assistência Social.

"O significado é concreto, gente que não faria universidade fará em 2019. A universidade é espaço para todos! Até o final deste ano totalizaremos 5.000 bolsas, transformando a vida da família, de pessoas acima de tudo, da cidade. O nosso objetivo é a criação do Polo Universitário em Maricá e já tem faculdade se instalando", disse emocionado o prefeito Fabiano Horta (PT), que juntamente com a secretária de Educação, Adriana Costa, entregou o certificado da bolsa ao universitário mais idoso Artur Mota, 65 anos, que na Uni La Salle vai cursar Tecnologia da Informação.

"Estudar, aprender nunca é tarde. Não existe país que não tem educação. Se não tivermos educação no país, não é um país", falou Artur.

Com 18 anos de idade, Amanda Barcellos, que estreou no GBNEWS como fotógrafa registrando a entrevista exclusiva com o ex-prefeito de Maricá e presidente regional do PT, Washington Quaquá, também recebeu suas bolsa integral de excelência, devido a sua pontuação no Enem, das mãos do prefeito Fabiano Horta.

"Quero agradecer ao prefeito pela criação do programa que está dando oportunidade a todos moradores de Maricá que querem cursar uma faculdade independente da idade. Que esse tipo de ação sirva de exemplo para outros prefeitos", afirmou Amanda, futura publicitária com o diploma da Universidade Estácio de Sá.

Karoliny Marins, de 23 anos, não consegue esconder o sorriso no rosto e a ansiedade de começar a sua primeira graduação. “Estou realizando um sonho de entrar na faculdade, fico muito feliz pela oportunidade que a Prefeitura ofereceu".

A mamãe Jaqueline Rodrigues veio com a sua filha Laura para celebrar o início da sua vida universitária. “Faculdade era só em Niterói, agora ficou mais fácil. Quero dar um futuro melhor para a minha filha”, declarou.

Com 19 anos, Vinícius Rangel, disse que sempre sonhou com a faculdade de Direito e agora está mais próximo do objetivo. “É uma grande realização para mim”.

Passaporte Universitário

O Programa Passaporte Universitário foi lançado no dia 11 de fevereiro, com dois tipos de bolsas. A bolsa social é destinada aos candidatos que possuem renda comprovada de até seis salários mínimos e as bolsas de excelência aos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota superior a 450 pontos, sem zerar a redação.

As instituições credenciadas são: Fundação Educacional Severino Sombra (Faculdade de Maricá); a Universidade Estácio de Sá; a Unilasalle (Faculdade La Salle); a Companhia Nacional de Escolas de Comunidade (CNEC); e a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Unifeso).

Entre os cursos oferecidos, estão os de Administração; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura e Urbanismo; Biologia; Biomedicina; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Controle de Obras; Design de Interiores; Direito; Enfermagem; Engenharias Ambiental e Sanitária, Civil, Petróleo, Produção, Elétricas, Mecânica e Química; Farmácia; Fisioterapia; Fotografia; Gestão de Recursos Humanos; História; Jornalismo; Letras; Logística; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Processos Gerais; Psicologia; Publicidade de Propaganda; Relações Internacionais; e Sistemas de Informação.

Participaram do evento, secretários municipais, vereadores e representantes das cinco universidades que firmaram parceria com a Prefeitura de Maricá transformando em realidade o Passaporte Universitário.

Presidente da autarquia responsável pelas obras da cidade, Renato Machado disse que era de família humilde e que, quando jovem, não teve oportunidade de fazer uma faculdade porque tinha que trabalhar para ajudar em casa. "Agora estou fazendo faculdade, cursando Engenharia Ambiental", afirmou Machado motivando os jovens a aproveitarem essa oportunidade única que a prefeitura estava oferecendo com o Passaporte Universitário.

bottom of page