Jogos universitários começam no próximo fim de semana em Petrópolis

28.03.2019

 

Competição reúne equipes de quatro universidades

com a participação de mais de mil alunos

  

                                                                                                                                                                                                                                                                                                          (ARQUIVO)

Começa no próximo fim de semana a disputa do Campeonato Universitário Petropolitano (CUP). Participam as equipes que representam a Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Universidade Estácio de Sá, Faculdade de Medicina de Petrópolis/FASE e o CEFET. Neste semestre são quatro modalidades em disputa: vôlei, basquete, futsal feminino e o futebol de 7 masculino.

 

A competição vai reunir mais de mil alunos em sua terceira edição, que será realizada no Centro de Desenvolvimento Esportivo (CDE) que fica na Rua Montecaseiros – no São Tomás de Aquino. Desde 2017, o governo municipal é parceiro da iniciativa através da Superintendência de Esportes e Lazer, que busca o fomento da prática esportiva em todo o município.

 

“É importante incentivar que os jovens participem dos jogos em nível universitário. O exemplo mundial é o Estados Unidos, que oferece toda a estrutura de desenvolvimento para os esportistas. Muitos deles se tornam grandes ídolos nas mais diversas modalidades. Além disso, é mais uma forma de incentivo para os alunos”, destaca o prefeito Bernardo Rossi (MDB).

 

No sábado (30), a partir das 18h, acontecem os jogos da primeira rodada do futsal feminino. Já no domingo (31), será a vez das outras modalidades em disputa darem o pontapé inicial das competições, começando às 10h com o basquete masculino. O torneio segue aos finais de semana até o final do mês de abril, quando estão previstas as finais das modalidades nos dias 27 e 28.

 

Além do apoio ao campeonato universitários, a prefeitura também investe no fortalecimento dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups). O período de inscrições das escolas está aberto e segue até o dia 11 de abril pelo site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). O vôlei abre o calendário das modalidades com a fase classificatória entre os dias 9 e 12 de maio.

 

Em 2018, o Jeups igualou o número recorde de escolas participantes, que havia sido em 2002: 44 instituições. Os jogos proporcionaram para os estudantes 295 horas de atividades físicas em 895 partidas nas modalidades coletivas. Para este ano, o governo municipal quer mais alunos e colégios participando da atividade, como forma de incentivar os jovens na prática esportiva.

 

Segundo Leandro Kronemberger, superintendente de Esportes e Lazer, os jogos estudantis são fundamentais no fomento ao esporte entre os jovens, proporcionando mais saúde e qualidade de vida. A ideia da prefeitura é incentivar a participação de mais alunos neste ano.

 

"Além da participação nos jogos, acontecem também os treinamentos, que são realizados no contra turno da escola. São atividades importantes, além da sala de aula, que contribuem também com o lazer dos alunos. O Jeups promove também integração entre os alunos e escolas", pontua Leandro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino