O Departamento de Ciência e Tecnologia da prefeitura de Petrópolis realizou mentoria para seis projetos de startups que serão apresentados no DemoDay BrazilLAB 2019, nesta quinta-feira (28), em São Paulo. O evento tem como objetivo apresentar as criações tecnológicas inovadoras que podem auxiliar municípios no desenvolvimento de setores diversificados. Após votação, as melhores startups poderão ser implantadas nas prefeituras que se interessarem pelos projetos – sem custo para o poder público.
O DemoDay BrazilLAB 2019 é um evento que conclui a 3ª edição do Programa de Aceleração do BrazilLAB. Durante o evento, gestores municipais poderão pontuar as startups de acordo com critérios determinados e as três melhores poderão implementar sua solução de forma gratuita nos municípios que se interessarem pelo projeto.
Marcelo Simões, diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia, realizou mentoria para seis projetos – ao todo foram inscritos 32 projetos e 20 foram pré-selecionados.
“Das seis startups que intermediei, quatro foram incluídas. Para o dia do DemoDay, os projetos serão apresentados para uma banca e os vencedores terão seus projetos financiados para implantá-los em cidades. Foi muito interessante poder conhecer os projetos e auxiliar os criadores. A tecnologia pode e deve ser útil, inclusive na resolução de problemas como mobilidade urbana”, disse.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, o envolvimento nesse processo é importante porque mostra o interesse do poder público em conhecer as soluções tecnológicas.
“Algumas startups podem auxiliar, por exemplo, na melhoria do processo de educação escolar com propostas de modernização que aumentam a motivação dos alunos, diminuindo, assim, a evasão escolar. São vários projetos de áreas diversificadas e será interessante conhecer os projetos criados para auxiliar a gestões municipais”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.