Rio recebe 2ª Fórum Inter-Religioso do Instituto EXPO RELIGIÃO

19.03.2019

O encontro pretende promover o combate à intolerância religiosa disseminando a cultura de paz

Nesta terça-feira (19), o Instituto Expo Religião reunirá autoridades e representantes religiosos, para debateram temas recentes e de suma importância para os segmentos sócios-religiosos. O encontro acontece no auditório da biblioteca Parque, às 8h, entrada gratuita, com inscrição prévia

Coordenado pela jornalista Luzia Lacerda,  militante da causa há mais de 10 anos, um dos assuntos abordados será o da criação da DECRADI (Primeira Delegacia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa) que tem como objetivo combater crimes raciais e de intolerância, praticados contra pessoas, entidades e patrimônios públicos ou privados. O debate contará com a presença do Delegado Titular da DECRADI – Dr. Gilbert Uzeda Stivanello.

 

O segundo tema abordado será a lei assinada pelo presidente Bolsonaro, em 04 de janeiro deste ano, alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que permite ao aluno faltar aula ou prova para cumprir compromissos religiosos.

 

É importante ressaltar que, de acordo com os dados da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, a cidade do Rio de Janeiro encabeça as ocorrências de intolerância religiosa com mais da metade das denúncias, seguida por Nova Iguaçu com 12,5% e Duque de Caxias, com 5,3%.

 

Luzia Lacerda convida todos os lideres religiosos, estudiosos e interessados pelos assuntos a fazer parte deste encontro e, conta que é importante que as lideranças religiosas reivindiquem seu direito de professar a fé, sempre respeitando as demais formas de entendimento.

 

“Nossos debates tem a pretensão de combater a intolerância religiosa, disseminando ainda mais a cultura da paz em nossa cidade. Temos a preocupação de abordar os assuntos sensíveis de forma clara e direta, buscando garantir o direito de crença de todos, desconstruindo as desigualdades e respeitando toda forma de fé”. Conta Luzia.

 

Para participar dos debates, é necessária a inscrição prévia. Evento sujeito à lotação. Interessados deverão se inscrever pelo e-mail  inscricao@exporeligiao.com.br

 

Programação:

 

Inicio: 8h – Coffee Break

9h – Início do Fórum

Temas:

 

- Primeiro tema: Criação da DECRADI.

1.1 – Treinamento recebido pelos policiais que irão atender nesta pasta;

1.2 - Funcionamento da Delegacia;

1.3 – A consulta as Lideranças Religiosas em dúvidas surgidas na Delegacia;

 

- Segundo tema: Lei assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.

 

LEI Nº 13.796, DE 3 DE JANEIRO DE 2019 (Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para fixar, em virtude de escusa de consciência, prestações alternativas à aplicação de provas e à frequência a aulas realizadas em dia de guarda religiosa.).

 

1.1    – Em caso de não cumprimento da Lei a DECRADI poderá intervir?

1.2    – Em caso de Bullying na volta as aulas das crianças, a DECRADI poderá   intervir?

1.3    - Qual o papel da SEEDUC diante dessa nova realidade.

1.3    – Qual o nosso papel diante dessa nova realidade?

 

13h - Término do Fórum

Serviço:

2º Fórum Inter-Religioso do Instituto Expo Religião

Data: 19 de março – terça-feira

Horário: 8h

Local: Auditório da Biblioteca Parque

Avenida Presidente Vargas, 1.261 – Centro/ Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino