Boechat poderá dar nome a praça em São Francisco

Atendendo a pedidos de amigos de infância e jornalistas, o vereador Leandro Portugal (PV) vai pedir nesta terça-feira (19) ao prefeito em exercício de Niterói, Paulo Bagueira (SD), que dê o nome do jornalista Ricardo Boechat à Praça do Radioamador. A área de lazer fica entre Charitas e São Francisco, onde Boechat, que faleceu num acidente de helicóptero em São Paulo, passou a infância, a adolescência e a fase inicial da profissão, quando chegou a ser o responsável pela Comunicação Social da Prefeitura de Niterói no governo Moreira Franco (MDB). A missa de 7º Dia de Boechat será celebrada na noite desta terça-feira (dia 19), às 19 horas, na Igreja de São Francisco Xavier

Principal  local de lazer de São Francisco e Charitas, a praça, em frente à histórica Igreja de São Francisco Xavier, ganhou o nome de Radioamador na época da febre dos rádios PX. O local é usado regularmente para eventos culturais e esportivos, além de ser ponto de partida para competições e caminhadas. A ideia é colocar ali também o busto de Boechat, uma homenagem que está sendo articulada por amigos do jornalista.

 

-- A intenção dos amigos de Boechat em São Francisco é eternizar o nome do jornalista num espaço amplo e bem frequentado. Ele sempre demonstrou um grande carinho por Niterói, onde mora sua família – disse o vereador, representante de São Francisco e Charitas na Câmara Municipal.

Dempson Carvalho, o Rico, personal trainer e ex-jogador do Botafogo, Olaria e Volta Redonda, jogou muitas peladas com Boechat na areia da Praia de São Francisco. Ele apoia a homenagem ao jornalista, que jogava na areia em frente ao Restaurante Paludo:

 

-- Ele jogava bem no meio de campo e era conhecido carinhosamente como “Pato”. Lembro bem que, quando jogava no Botafogo, ele me entrevistou dentro do ônibus “quase mil” (a linha 999, que ligava Niterói à Lapa) quando o treinador me escalou numa posição que não era meu forte. A entrevista saiu na Coluna do Swann, que ele assinava no jornal O Globo – recorda Rico.

 

Marinice Machado, do Centro Comunitário de São Francisco (CCSF), disse que a entidade apoia o projeto de dar o nome de Ricardo Boechat à Praça do Radioamador:

 

-- Apoiamos a iniciativa para que o nome do nosso ilustre morador fique eternizado no bairro. Outra sugestão é dar o nome do Boechat à Avenida Presidente Roosevelt, a avenida do canal.

 

Vários jornalistas amigos de Boechat se reuniram, na noite de domingo, na capelinha de São Lucas, em Icaraí, na missa celebrada pelo padre Elídio Robaina. O ato foi organizado por Gilson Monteiro, um dos melhores amigos de Boechat. Também compareceram Carlos Roberto Boechat, irmão do jornalista falecido, e o ex-prefeito de Niterói, Waldenir Bragança.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino