top of page

Estado do Rio se prepara para enfrentar temporal e ventania nas próximas horas


Vários municípios fluminenses estão se preparando para enfrentar fortes chuvas e ventos fortes com até 60km/h, com rajadas, da noite de hoje até amanhã de quinta-feira (14). Segundo a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha o litoral do Rio de Janeiro ficará com ressaca e ondas de até 3,0 metros.

No Rio, a Defesa Civil decretou estágio de atenção e não haverá aula na tarde desta quarta-feira (13) na rede municipal de ensino. A capital fluminense ainda se recupera do temporal da semana passada.

Cidade Imperial

Em Petrópolis, a orientação da Defesa Civil para a população é desta quarta-feira até sábado (16) é de alerta para temporais. Em caso de chuva forte evitar deslocamentos e quem mora em áreas de risco onde estão instaladas sirenes, devem deixar suas casas em caso de acionamento do alerta.

O contingente de 55 agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias está de plantão permanente. Somando forçascomo Bombeiros, Comdep, CPTrans, Guarda Civil e demais órgãos de resposta, são mais de 250 pessoas que passaram por 30 horasde treinamentos para atuarem no período das fortes chuvas, dentro do Plano Verão municipal.

Teresópolis

Com o boletim do Instituto Nacional de Meteorologia/INMET sobre chuvas intensas entre as 20h desta terça (12) e meia-noite de quarta-feira (13) em todas as regiões do estado do Rio de Janeiro, como medida preventiva, Teresópolis permanece em estágio de Atenção.

O alerta prevê chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulado de 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos, entre 60 e 100 quilômetros por hora. Os riscos são de queda de galhos de árvores e de corte de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas.

A Defesa Civil de Teresópolis mantém suas equipes de plantão, fazendo o monitoramento das condições do tempo através de boletins dos órgãos oficiais e mantendo a população informada através do aplicativo AlertasDCT, pelas redes sociais e por meio de mensagens SMS. Além disso, caso necessário, os alto-falantes das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme são acionados para avisar a proximidade de chuva forte.

“Nossa orientação é para que todos mantenham a calma e acompanhem nossos avisos. Quem mora em área de risco já sabe que, diante de uma situação de perigo, deve procurar locais seguros e acionar os órgãos competentes, em caso de pedido de socorro. Ocorrendo chuva forte, as pessoas devem se manter em local seguro e esperar o temporal passar para, depois, se locomoverem com segurança”, orienta o Coronel Flavio Castro, Secretário de Defesa Civil de Teresópolis. Contato com o órgão pode ser feito pelo telefone 199.

Cabo Frio

A Defesa Civil de Cabo Frio está preparada para o caso de alguma emergência que venha a ocorrer da noite de hoje e a manhã de quinta-feira (14). segundo o superintendente da Defesa Civil , Josué Velloso, a equipe está a postos 24 horas por dia e pode ser acionada pelo número 199.

Maricá

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá está em estágio de vigilância e a previsão é de chuva fraca a moderada para esta quarta-feira (13). De acordo com o setor de meteorologia do órgão, a estimativa é de chuva forte no fim da tarde e durante a noite desta quarta-feira.

Em casos de emergência, a Defesa Civil orienta que a população ligue para os telefones 199 ou 2637-1999, evite circular pela cidade com chuvas fortes e procure um local seguro.

e pode ser acionada pelo número 199.

bottom of page