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Comércio de Petrópolis fatura com o Natal Imperial

Aumento nas vendas chega a 20% em relação

ao ano passado em alguns estabelecimentos

Tão bonito quanto a decoração do Natal Imperial tem sido o retorno econômico conquistado pelo comércio de Petrópolis com a festa. Lojas, restaurantes e hotéis têm comemorado os bons resultados desde o início do evento – que começou no dia 30 de novembro e vai até 20 de janeiro. Alguns estabelecimentos já chegam a registrar 20% de aumento nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Nos hotéis e pousadas do Centro Histórico, a ocupação hoteleira chegou a quase 90% nos primeiros fins de semana de dezembro.

Assim como as outras grandes festas promovidas pelo município – como a Bauernfest – o Natal Imperial tem como um dos principais objetivos aquecer a economia.

“O turismo é uma das principais vocações da cidade. Já temos uma cidade linda, que atrai o visitante por si só, mas estamos transformando a baixa temporada em alta. Visitantes que antes escolhiam as regiões de praia estão preferindo vir para Petrópolis por causa da decoração e da programação de Natal. Isso é muito bom porque é recurso entrando no município”, frisa o prefeito Bernardo Rossi (MDB).

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Taxistas, pipoqueiros, lojistas, todos têm garantido uma fatia do dinheiro que os turistas gastam na cidade. Nos fins de semana, até 400 ônibus e vans de turismo chegam a desembarcar com visitantes vindos de diversas partes do país em Petrópolis, mas, principalmente, dos municípios próximos.

“Vim passar o dia aqui e em 30, 40 minutos já estou em casa de volta. Com certeza vou voltar, chamar as amigas e ver de novo o Natal. Está tudo muito lindo”, frisou a contadora Rosa Maria de Oliveira, de Duque de Caxias.

Os estabelecimentos que ficam próximos aos principais palcos da festa têm comemorado o aumento de pessoas circulando pelas ruas. Thiago Lacerda, proprietário da Petiscaria Imperial, que fica a poucos metros da Praça da Liberdade, transformada em Vila Imperial durante a festa, explica que o movimento é muito diferente se comparado aos outros meses de dezembro sem evento.

“O Natal Imperial sem dúvidas movimentou demais a economia da cidade, nós da Petiscaria Imperial tivemos que contratar oito funcionários para atender essa demanda no mês de dezembro, que aumentou em 15% do faturamento no meio dessa crise no país”, frisa.

Outro local que o Papai Noel tem sido generoso é a Rua 16 de Março, que está recebendo o Túnel de Luz. Os 120 metros de extensão, com milhares de lâmpadas que acendem e apagam em sincronia com a trilha sonora, está atraindo visitantes e petropolitanos para a rua. Tanto o setor de serviços, quanto as lojas estimam um aumento em relação ao ano passado. “O movimento aumentou muito, acredito que em cerca de 20%. O evento é importantíssimo para a cidade. O turismo é o caminho para o nosso município. A Rua 16 de Março está ficando lotada, inclusive durante a semana. E o tempo ajudando, sem chuva, fica melhor ainda”, destacou o proprietário do restaurante Tradição Mineira, Ricardo Santiago.

“As festas são fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Os visitantes que chegam aqui gastam, pelo menos, com alimentação. Mas muitos também fazem compras no comércio, se hospedam no município e fazem girar a economia”, explica o secretário de Desenvolvimento, Marcelo Fiorini. “E temos recebido turistas de diversos locais do país, todos encantados com o Natal Imperial e prometendo voltar outras vezes. Temos registrado hotéis e restaurantes lotados, principalmente durante os fins de semana”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Outro polo de modas que vem faturando é a Rua Teresa. Por lá, a expectativa dos empresários é de um aumento de 10% nas vendas em relação a 2017. Muitos visitantes, animados para prestigiar a programação especial do Natal Imperial, acabam esticando a visita para conferir as promoções na rua. Principalmente nos fins de semana, o polo de modas tem ficado cheio de turistas.

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