Após o calorão forte chuva causa estragos no sul fluminense

O Estado do Rio viveu nos últimos dias temperaturas acima dos 35ºC chegando aos 40ºC e, em várias localidades a sensação térmica foi de até 50ºC. O tempo virou neste fim de semana na Região Serrana com Teresópolis registrando chuva de granizo. De ontem para hoje (25), no sul fluminense, houve granizo, transbordamento de córrego e moradores desalojados

Chuva de Granizo castigou Barra Mansa e Visconde de Mauá

Uma forte chuva no início da noite deste domingo (23) causou estragos em algumas cidades. As mais afetadas foram Barra Mansa e Volta Redonda. Em Barra Mansa, a área mais afetada pela chuva foi a Região Leste, considerando os bairros Nove de Abril, Boa Vista I, II, III e IV, Metalúrgico, São Judas, Santa Inês, Santa Rita e Jardim Guanabara.

No bairro Nove de Abril houve transbordamento do córrego Secades. Entre igreja, academia de ginástica e residências, 18 imóveis foram atingidos. Moradores de pelo menos cinco casas do bairro ficaram desalojados e precisaram procurar abrigo com vizinhos e parentes.

Chuva forte atinge região no fim de semana

No bairro Boa Vista II, o muro, a rampa de acesso e a escada de uma casa desabaram. Sete pessoas moram no local mas ninguém ficou ferido. Caminhões, retroescavadeira e caminhão pipa foram utilizados para realizar a limpeza das ruas e residências.

A Defesa Civil orienta as famílias caso tenha algum agravante, que ligue para o número 199, procure um local seguro levando remédios e documentos, e aguarde a chegada do órgão, que dará o apoio necessário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Volta Redonda

Em Volta Redonda houve alagamento nos bairros Açude e 207. Dois pontos de deslizamento foram registrados nos bairros Siderlândia e Retiro. De acordo com a Defesa Civil, os dois pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), registraram um acumulado de 62 mm. Considerando que a média natural, fica em torno de 25mm, choveu quase três vezes a mais.

Foram registradas seis ocorrências, sendo dois deslizamentos de terra, uma queda de árvore, dois alagamentos além de enxurrada. Apesar disso, ainda segundo a Defesa Civil, não há registro de desalojados ou desabrigados. Os transtornos ficaram por conta dos transbordamentos. Equipes da prefeitura estão na rua realizando as devidas limpezas.

Em Três Rios a chuva de granizo atingiu o bairro Moura Brasil. De acordo com informações da Defesa Civil, choveu 9mm nas últimas 24 horas. Houve um registro de queda de árvore no trevo do bairro Purys, mas ela já foi retirada. Até a publicação desta reportagem, não havia registro de desabrigados ou desalojados.

Gelo na serra

Na tarde de sábado (22), um tapete de gelo se formou depois da forte chuva que atingiu Visconde de Mauá, distrito de Resende que fica no alto da Serra da Mantiqueira. O registro foi feito em uma pousada na localidade do Vale da Santa Clara. Segundo moradores, foram aproximadamente 40 minutos de chuva de granizo. As pedras de gelo se juntaram de tal forma que parecia até neve por cima do gramado. (fonte G1)