O período de pré-matrículas na rede pública estadual de ensino termina nesta terça-feira (4). O estudante que deseja ingressar em uma escola da Secretaria de Educação, no ano letivo de 2019, deve se inscrever por meio do link na página da Secretaria de Educação no Facebook (www.facebook.com/SeeducRJ) ou pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e escolher a unidade de sua preferência. Mais de 200 mil candidatos já se cadastraram pela internet
foto divulgação
Na página de inscrição, o aluno encontrará informações sobre como se cadastrar; escolas com vagas disponíveis; idade para cada série ofertada; e como e quando confirmar a matrícula na escola. O sistema informatizado é uma maneira democrática e prática para que estudantes de outras redes de ensino – municipal ou privada, por exemplo – tenham oportunidade de estudar em uma escola pública estadual.
No momento da inscrição, o interessado pode escolher unidades de Ensino Médio Regular ou que ofertam Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, em que o estudante também faz um Curso Técnico; Ensino Médio Intercultural, que promove a proficiência de uma Língua Estrangeira; Ensino Médio Inovador, com propostas curriculares inovadoras nas escolas; ou unidades que ofertam Curso Normal (Formação de Professores) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
– São mais de mil unidades de ensino com oportunidades disponíveis em diversas modalidades de ensino – disse o secretário de Educação, Wagner Victer.
A lista com os nomes dos alocados será divulgada no dia 21 de dezembro, no site www.matriculafacil.rj.gov.br. Após a publicação da listagem, os interessados terão de 3 a 8 de janeiro de 2019 para confirmar a matrícula na unidade em que foram selecionados.
Empreendedorismo
Em 2019, mais de 150 escolas da Secretaria de Educação ofertarão Ensino Médio em Tempo Integral Profissionalizantes de Técnico de Administração com ênfase em Empreendedorismo.
Segundo o secretário de Educação, Wagner Victer, com essas novas escolas, o Rio de Janeiro terá o maior programa de formação profissional associado ao Ensino Médio do Brasil, formando jovens empreendedores.
– A formação desses alunos em tempo integral é diferenciada, pois os alunos terão carga horária adicional de 30% em Matemática e em Português, 100% de Língua Estrangeira (Inglês) e quatro disciplinas técnicas por ano letivo voltadas à área de Administração e Negócios, aprendendo desde constituir uma microempresa até executar o seu projeto de vida – afirmou Victer.
De acordo com o secretário, outro avanço deste modelo é que os alunos que concluírem os estudos nessas escolas também terão registro profissional do Conselho Regional de Administração (CRA).