Ônibus de videomonitoramento é utilizado durante o Natal Imperial no Quitandinha

O ônibus de videomonitoramento está sendo usado mais uma vez no esquema de segurança de um grande evento da cidade. Dessa vez, o equipamento foi deslocado para um dos principais palcos do Natal Imperial, que começou nesta sexta-feira (30). O veículo ficará próximo ao Hotel Quitandinha até o dia 20 de janeiro

fotos PMP

O equipamento vem sendo utilizado desde o ano passado nas edições da Expo Petrópolis, Bauernfest e Natal Imperial. Em 2017, o veículo foi deslocado para a Rua Teresa durante o mês de dezembro, visando dar tranquilidade aos consumidores que foram às compras no polo de moda. Agora, a intenção é dar tranquilidade a quem for acompanhar as atrações natalinas promovidas no Quitandinha.

“Todo esquema de segurança do Natal Imperial foi montado com objetivo de alcançar o mesmo resultado do ano passado, quando não foi registrada nenhuma ocorrência durante o evento. E, claro que o ônibus de videomonitoramento não poderia faltar. É um equipamento importante para o município e que passou a ser utilizado com frequência apenas ano passado, sempre mostrando resultado. Temos certeza que o Natal Imperial será sucesso mais uma vez e um dos motivos será a garantia da segurança de todos”, destaca o prefeito Bernardo Rossi (MDB).

O ônibus conta com sete câmeras, sendo duas internas, duas em cada lateral e uma na parte de cima do veículo, que pode ser içada a 11 metros de altura. Com isso, a câmera consegue monitorar um raio de 300 metros de distância. Ele foi estacionado nesta sexta-feira e permanecerá no local durante os 52 dias do evento.

“Com o veículo aqui, será possível monitorar toda a movimentação do público e agir preventivamente para evitar qualquer problema. Além do patrulhamento, o ônibus também vai ajudar a coibir os ambulantes irregulares e os flanelinhas. Para isso, vamos manter agentes 24 horas por dia acompanhando as imagens”, explica o comandante da Guarda, Jeferson Calomeni.

Serão 16 agentes que vão se revezar em dois turnos por dia no ônibus. As imagens do veículo não são as únicas que vão monitorar o bairro. O Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) tem duas câmeras no pórtico de entrada da cidade com capacidade de identificar carros roubados que tentam chegar ao município. O local ainda tem mais uma câmera de 360º, outra na Ponte Fones e mais uma próxima a Chocolates Patrone.

Entre as atrações que o Quitandinha receberá durante o Natal Imperial está o show de Roberta Sá e o concerto de Natal do Coral Integração (com participação de Mafalda Minnozzi).

Durante todo Natal Imperial, a Guarda Civil vai mobilizar mais de 50 agentes e nove viaturas todos os dias para o patrulhamento preventivo em diferentes locais entre Centro, Quitandinha e Itaipava. As imagens do Ciop serão acompanhadas em tempo real nesses locais e em todo trajeto que os frequentadores dos eventos vão percorrer na cidade. São 56 câmeras espalhadas em 46 pontos da cidade. O Grupamento de Ações com Cães utilizará seis animais de proteção e mais três de detecção de drogas e armas nos principais eventos.

O comandante da Guarda Civil reforça as orientações para quem for acompanhar as atrações do Natal Imperial.

“É sempre válido lembrar que o álcool e direção não combinam, que é melhor privilegiar o transporte público, que não se leve objetos desnecessários para os eventos, como computador ou tablet, para tomar cuidado com objetos pessoais, como carteiras, documentos e celular e, principalmente, ter especial atenção com as crianças no meio de grandes públicos”, afirma.