Senac RJ discute o setor de Moda na região das Baixadas Litorâneas

O Senac RJ promove, no dia 29 de novembro, em Cabo Frio, mais uma edição do Comitê Técnico Setorial, desta vez para discutir o setor da Moda na região das Baixadas Litorâneas, que também abrange os municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Saquarema e São Pedro da Aldeia. O objetivo do evento, que acontece no Hotel Paradiso Corporate, é aproximar a instituição de ensino dos principais representantes desse mercado, além de identificar desafios, tendências e necessidades do setor e reunir subsídios para o desenvolvimento de cursos e projetos educacionais alinhados às demandas dos empresários e da sociedade

O encontro sobre o setor de Moda terá abertura da diretora regional do Senac RJ, Ana Cláudia Martins, e, na sequência, a diretora de Educação Profissional do Senac RJ, Wilma Freitas, falará sobre as principais ações da instituição. Em seguida, dois jovens talentos do setor, André Lucian, diretor criativo da marca Esc, e Cecília Correia, diretora criativa da marca Marju, irão abordar questões como novo modelo de gestão ao que se refere ao beachwear, durante o debate “Moda praia carioca: novos modelos, comportamentos e cenários”.

Na segunda parte do evento, uma reunião de trabalho dos profissionais e técnicos do mercado de moda irá discutir desafios e experiências positivas em ambientes de trabalho. O Senac RJ pretende investigar a percepção do empresário em relação à instituição, aos profissionais por ela formados e seu papel no desenvolvimento desse setor econômico e identificar as ocupações profissionais mais relevantes para esse mercado. Essas informações poderão embasar a atualização do portfólio dos cursos de educação profissional do Senac RJ.

Comitê Técnico Setorial O Comitê Técnico Setorial é parte de um amplo programa do Senac RJ voltado para o desenvolvimento das vocações regionais do estado. Esta será a quarta edição do encontro, realizado em junho na capital do Rio de Janeiro, em Petrópolis no mês de setembro e no início deste mês em Campos dos Goytacazes.

Constituído por representantes de empresas, associações de referência, sindicatos patronais e de trabalhadores, membros da sociedade civil, do meio acadêmico e de instituições de pesquisa, ciência e tecnologia, além de especialistas do próprio Senac RJ, o Comitê Técnico Setorial é uma ferramenta de escuta do mercado acerca das demandas do mundo do trabalho, da sociedade e dos diversos setores atendidos pela instituição.

Vocação Regional Segundo dados do IBGE, em 2017, o segmento – que reúne tecidos, vestuário e calçados - foi umas das atividades com maior crescimento no estado e no país. Houve expansão de 7,6% do volume de vendas de produtos da Moda no Brasil e de 4,2% no Rio de Janeiro, quando comparados aos resultados do ano anterior.

Considerado a capital da moda do Brasil, o Rio de Janeiro é dono de um estilo e de uma estética próprios e lança tendências para o país e o mundo. Além de ter um forte mercado interno, o estado influencia todo o setor no país e, se no passado as empresas fluminenses buscavam referências no exterior, hoje o movimento é de mão dupla e o mercado internacional também está atento ao que o Rio usa, produz e vende.

De acordo com levantamento do Senac RJ, o segmento é protagonista na economia fluminense, com 160 mil postos de trabalho formais em 38,9 mil estabelecimentos. Soma-se a isso, sua importância aos cofres públicos: entre janeiro e agosto de 2018, o segmento já recolheu mais de 648 milhões de reais em ICMS, o que representa 3,1% da arrecadação total do imposto.

Nomeada Capital da Moda Praia do Estado do Rio de Janeiro no Diário Oficial, Cabo Frio é o principal polo comercial neste segmento na região com sua famosa Rua dos Biquínis, apontada já como 2º ponto turístico, depois da Praia do Forte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Serviço:

Comitê Técnico Setorial – Moda

Dia: 29 de novembro

Horário: 9h às 14h

Local: Hotel Paradiso Corporate - Av. Teixeira e Souza, 2011 - Braga

Programação:

09h – Welcome Coffee

09h30 – Abertura – Diretoria Senac RJ

9h50 – Debate “Moda praia carioca: novos modelos, comportamentos e cenários”, com André Lucian (ESC), Cecília Correa (Marju) e mediação de Leana Braga, gerente de Moda do Senac RJ.

11h30 - Coffee Break

12h– Atividade: Proposta de avaliação do portfólio de para a região das Baixadas Litorâneas

14h – Encerramento