Procon Estadual autua seis padarias da região oceânica de Niterói

Fiscais vistoriaram os bairros de Itaipu,

Maravista e Engenho do Mato

fotos Procon

O Procon Estadual realizou nova fiscalização em padarias nesta terça-feira (27). A ação da Operação Pão na Chapa esteve em seis padarias da região oceânica de Niterói, nos bairros de Itaipu, Maravista e Engenho do Mato. Todas foram autuadas e 32kg e 755g de alimentos impróprios ao consumo foram descartados.

Somente na Pain D'Epices (Rua Francisco da Cruz Nunes, 10397 – Itaipu), foram descartados 19kg e 755g de produtos sem especificação de data de validade entre massa de pão, frios e carne temperada. Em relação aos problemas na estrutura do local, havia perfuração no teto do corredor com goteira e umidade, chão com acúmulo de água e mofo no teto da área de preparação de alimentos. Não havia no local: exemplar do Livro de Reclamações, Código de Defesa do Consumidor, certificado do Corpo de Bombeiros, Alvará de funcionamento, nem cartaz do combate à violência contra a mulher. Alguns produtos expostos à venda estavam sem preços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os fiscais descartaram na Padaria Versales (Rua Francisco da Cruz Nunes, 2376 – Itaipu) 9kg de frango vencidos e outros 3kg de frios e 1kg de recheio de camarão que estavam sem especificação de prazo de vencimento. A padaria não apresentou o certificado do Corpo de Bombeiros e não exibia os cartazes do combate à violência contra a mulher e que informa a disponibilidade de água filtrada e gratuita. Os fiscais constataram diversos problemas na estrutura e manutenção do local, entre os quais havia fiação exposta, problemas nos ralos e lixeiras, falta de revestimento, pontos de ferrugem nas prateleiras, além de prateleiras de madeira (o que é proibido por Lei). A câmara congelada estava com piso quebrado e rugoso - parte sem revestimento e em cimento - e com acúmulo de água. A área de preparo da padaria estava com porta e janelas externas sem proteção de tela e pisos com buracos. A área de estoque de farinha estava com teto sem revestimento e forro com buracos, fiação exposta, além de paredes com cobogó sem barreiras de proteção no depósito.

Balanço da Operação Pão na Chapa

1 – Empório Verde (Rua Francisco da Cruz Nunes, 11500 – Itaipu): Certificado de dedetização apresentado estava vencido.

2 – Padaria Engenho do Pão (Av. Irene Lopes Sodré, 60 – Itaipu): Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Problemas estruturais: pisos sem revestimento no estoque seco, ralos sem tela de proteção, condições precárias de higiene com acúmulo de sujeira, área de preparo da cozinha com a fiação exposta, lixeira aberta sem acionamento por pedal, porta aberta para área externa sem barreira de proteção. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz que informa a disponibilidade de água filtrada e gratuita. Ausência de preços em produtos expostos à venda.

3 – Padaria Farinha Fina (Av. Central Ewerton Xavier, 665 – Maravista): Problemas estruturais: ausência de tela de proteção nas janelas e nos cobogós, azulejos quebrados e parte sem revestimento, fiação exposta.

4 – Padaria Real de Itaipu (Rua Irene Lopes Sodré, 6404 – Engenho do Mato): Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Certificado de dedetização. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz que informa a disponibilidade de água filtrada e gratuita. Problemas estruturais: ausência de tela de proteção nas janelas e porás abertas para área externa sem barreira de proteção, equipamentos e utensílios enferrujados e com acumulo de gordura, ralos não sifonados e sem tela de proteção, teto com pintura descascando e azulejos e piso quebrados.

o quebrados.