Confirmados dois casos de meningite em Maricá

05.11.2018

A Secretaria de Saúde de Maricá confirmou dois casos de meningite meningocócica na cidade nesta segunda-feira (05). Tratam-se de um menino de três anos e uma menina de quatro anos, moradores do distrito de Inoã, que começaram a apresentar sintomas da doença entre os dias 01 e 03/11. As crianças estão internadas no Hospital Getúlio Vargas Filho, em Niterói, são monitoradas 24h e o estado de saúde é estável. Segundo a secretaria, elas são de famílias e escolas distintas, sem nenhum contato ou relação sobre os casos. A Prefeitura já tomou todas as providências necessárias não só aos pacientes, mas também a seus familiares, através da Vigilância Epidemiológica da cidade.

 

A secretaria acrescenta que as diretorias das escolas onde as crianças estudam estão organizando reuniões para esclarecer as dúvidas aos demais pais e responsáveis. Nesse tipo de meningite, não há necessidade de que as aulas sejam suspensas. É necessário realizar o tratamento à base de antibiótico em pessoas que tenham tido contato íntimo, ficando por mais de duas horas ininterruptas em ambientes fechado com os doentes, segundo protocolo do Ministério da Saúde.

                                                                                                                                                                                    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A meningite meningocócica provoca uma inflamação grave das membranas que cobrem o cérebro, gerando sintomas como febre muito alta, dor de cabeça forte e náuseas, vômito em jato e rigidez na nuca, na maioria dos casos. Em alguns casos, as bactérias se alojam na garganta de algumas pessoas, e mesmo que não desenvolvam a doença ou apresentem os sintomas, podem contaminar outras que estejam suscetíveis.

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino