top of page

Grafiteiros ganham mais espaços em Niterói para expressar sua arte

Seconser divulga lista com áreas para

a prática do grafite em cinco bairros

Os artistas urbanos de Niterói ganharam novos espaços em cinco bairros para a prática do grafite na cidade. Nesta quarta-feira (31), a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) divulgou no Diário Oficial uma portaria com a lista dos locais onde será permitida a ação dos grafiteiros. A iniciativa, elaborada pela Seconser e pela Secretaria Municipal de Cultura, busca incentivar a prática do grafite.

“A destinação de novos espaços públicos para o grafite abre espaço para que os artistas niteroienses divulguem seus trabalhos, levando arte para todos as regiões da nossa cidade. Além disso, a medida reafirma o compromisso da atual gestão com a cultura”, disse a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qualquer grafite será permitido nesses locais, desde que não contenham imagens ou expressões abusivas e preconceituosas, conforme a legislação vigente no país. A portaria segue a Lei Municipal 3054/2013, que considera a pintura do grafite como forma de expressão e arte. O artigo 2º desta lei determina que o Executivo produza uma lista anual de locais grafitáveis no município.

É importante reforçar que intervenções artísticas em outros locais que não estão na lista devem, obrigatoriamente, ter autorização prévia do poder público. Do contrário, terão de ser removidas. Seis outros pontos que já estavam disponibilizados para os artistas continuam liberados para o grafite.

A Secretaria Municipal de Cultura explica que para grafitar muros em espaços públicos, basta consultar a lista sobre os lugares disponíveis e já autorizados, que foi publicada no D.O. Os interessados também podem consultar a lista na Fundação de Arte de Niterói (FAN), pelo telefone: 2719-9639 (ramal 224). Em relação a muros e espaços particulares, é preciso ter, ao menos, a anuência verbal do proprietário do local. Na FAN, o muro inicialmente disponibilizado é o interno, que inclusive já se encontra com parte grafitado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a nova lista:

Largo da Batalha

- Praça Odir Sereno

- Praça Levi Francisco da Cruz Nunes

- Avenida Ruy Barbosa (muro ao lado do Campo da Olaria)

Icaraí

- Avenida Almirante Ary Parreiras (toda extensão do canal)

- Banco das praças

Centro

- Rua Professor Plínio Leite

- Avenida Washington Luís, 1195 (muros da Emop)

Fonseca

- Praça Guadalajara (entre as ruas Zoraida Brasil e Professora Zuleica Brasil)

Ingá

- Rua Presidente Pedreira, 98 (muro da Secretaria de Cultura e Fundação de Artes de Niterói)

Lista Antiga

Icaraí

- Avenida Almirante Ary Parreiras (próximo a Rua Coronel Moreira César - muro de contenção/viaduto)

- Avenida Roberto Silveira com Rua Cinco de Julho (muro da praça)

Camboinhas

- Rua Doutor Geraldo de Melo Ouviro (muros sob as passagens de nível dos estacionamentos públicos)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

São Francisco

- Estrada Leopoldo Fróes (Praça da Pista de Skate)

Ilha da Conceição

- Avenida Jornalista Sardo Filho (CSU)

Ponta D’Areia

- Avenida Visconde do Rio Branco, 11 (muro da Seconser)

bottom of page