Chuva deixa Defesa Civil de Petrópolis em alerta

20.10.2018

Com índice pluviométrico de 136 milímetros em apenas 24 horas - registrado no Independência - a cidade teve 10 ocorrências entre a noite de sexta e madrugada deste sábado (20).  Equipes da prefeitura operaram toda a madrugada em desobstrução de vias e acompanhamento da Defesa Civil. Foram registradas  10 ocorrências sem gravidade. O monitoramento da Defesa Civil é permanente e não houve necessidade de acionamento de sirenes e evacuação de moradores. A DC segue acompanhando as condições climáticas e há previsão de mais chuva nos próximos dias

“Efetivo da prefeitura está de prontidão capitaneado por 55 homens da Defesa Civil. Fizemos um trabalho preventivo o ano todo para minimizar os efeitos da condição climática da cidade”, aponta o prefeito Bernardo Rossi (MDB) que acompanhou na madrugada o trabalho da DC e das equipes da prefeitura.

 

Na Rua Henrique João da Cruz, no Boa Vista, um muro cedeu atingindo um imóvel que estava vazio. Na mesma localidade um poste de luz caiu. A concessionária de energia já foi acionada. No Caminho do Fragoso, na Estrada da Saudade, houve também a queda de um muro, seguido de um pequeno deslizamento de terra, obstruíndo metade da pista. Por conta disso, a linha de ônibus que atende o bairro não está subindo até o ponto final. Agentes da Defesa Civil estão na Rua Capitão Paladini, no São Sebastião, atendendo a um deslizamento de terra que fecha a via.

 

 

No Vila Felipe, foi registrado um deslizamento de terra e uma queda de muro. Ainda de madrugada, equipes da Defesa Civil e da Comdep liberaram a via principal, que tinha ficado obstruída. No Castelo de São Manoel foi registrada a queda de árvore na Rua 8, que já foi retirada pelo Corpo de Bombeiros. Na Rua Jorge Justen, na Capela, houve a queda de um muro, nos fundos de uma residência, também atendida pelos agentes da Defesa Civil.

 

Na noite de sexta, na Rua Coronel Veiga, o nível do Rio Quitandinha subiu, provocando transbordamento na altura da Patrone, fechando a via por cerca de 30 minutos.

 

Um deslizamento de terra atingiu a Rua Alagoas, no Quintandinha. A via foi liberada ainda na madrugada pelas equipes da Defesa Civil e da Comdep. Agentes da DC também atenderam a uma queda de um pedaço de revestimento de um muro que se soltou com terra e caiu na Rua Maestro Heuclecio Damasceno de Freitas, na Rua Teresa, no Centro.

                                                                                                                                                                                  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O maior índice pluviométrico registrado nas últimas 24 horas está no Independência, onde choveu 136 milímetros. O volume de chuva no mesmo período no São Sebastião foi de 106mm. Neste momento, não chovendo na cidade.

 

Não houve a necessidade de acionamento de nenhuma sirene. Todos os 20 conjuntos de sirene da Prefeitura de Petrópolis estão funcionando perfeitamente. As sirenes são acionadas segundo critérios técnicos do setor de engenharia da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. O secretário da pasta, coronel Paulo Renato Vaz alerta que os pontos de apoio estão de alerta para serrem abertos e receber moradores caso seja necessário.

 

Existe a previsão de mais chuva durante o fim de semana, e por conta disso, o órgão orienta à população a ter atenção em função dos acumulados que deixam o solo encharcado.

 

“É fundamental que a população que vive em uma área de risco tenha atenção redobrada, já que existe a previsão que a chuva continue ao longo do dia. Os moradores devem ligar para o 199 e informar caso tenham alguma ocorrência”, orienta o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, reforçando que os agentes permanecem de plantão 24h para realizar os atendimentos a população. Em caso de qualquer sinal de instabilidade no imóvel ou terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino