Instituições recebem mais de uma tonelada de camarão da Operação Arrasto

Os agentes ambientais de São Pedro da Aldeia realizaram nesta quinta-feira (18) a entrega de mais de uma tonelada de camarão a sete entidades sociais do município. O material foi apreendido pela Polícia Federal durante a “Operação Arrasto”, que teve como objetivo cumprir sete mandados de busca e apreensão, além de coibir a pesca ilegal durante o período de defeso na Lagoa de Araruama. A investigação da Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público Federal durou cerca de seis meses e comprovou a prática da pesca ilegal. A operação contou com o apoio das Guardas Ambiental e Municipal.

 

A Casa de Apoio Sementes do Amanhã recebeu 300kg de camarão, a ONG Patotinha da Aldeia foi beneficiada com 240kg e o Abrigo Aldeia da Infância Feliz com 200kg. A entrega beneficiou ainda a Casa de Acolhimento Municipal, com 152kg, e a Pousada Aconchego do Vovô, com 200kg, enquanto as Pousadas Paraíso dos Avós e Xodó da Vovó receberam 20kg cada.

 

O comandante da Guarda Ambiental aldeense, Roselito Santos, falou sobre a participação do efetivo na ação. Foi feito um trabalho de identificação do local, de onde esse pescado estava sendo armazenado.

 

"A operação teve início por volta das 6h30 da manhã, quando foi feita a abordagem, e os sete pontos foram em São Pedro da Aldeia. Acompanhados pelo promotor responsável, fizemos a retirada do pescado e conduzimos o material para as entidades. A quantia doada foi determinada de acordo com o número de pessoas que vivem nos locais contemplados. A Casa de Apoio Sementes do Amanhã, por exemplo, recebeu a maior quantidade porque abriga 75 crianças, já as instituições que não possuíam um local para o armazenamento receberam uma quantidade menor”, explicou.

 

Atualmente, a Lagoa de Araruama passa pelo período de defeso, que teve início no dia 01 de agosto e segue até 31 de outubro. A pesca tanto artesanal como esportiva está proibida nos cinco municípios da Região dos Lagos que são banhados pela laguna, visando a produção e reprodução das espécies.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino