Cabo Frio melhora acesso e faz mutirão no Peró

Se preparando para hastear a Bandeira Azul (certificado internacional de qualidade) no dia 25 de novembro, o Peró, em Cabo Frio, passará neste sábado (20) pelo maior mutirão já realizado no balneário de Cabo Frio. A prefeitura enviará para o local todos os recursos da Comsercaf (responsável pela limpeza pública) e representações de outras secretarias para uma grande ação de serviços no bairro, das oito às 17 horas

O QG da operação será instalado na Praça do Moinho. O mutirão na realidade começou nesta quarta-feira com o início da recuperação do pavimento da Avenida Marlin, principal acesso ao Peró. Equipes da prefeitura estarão retirando o asfalto com uma retroescavadeira para, depois, colocar o asfalto novo. O recapeamento é pedido há meses pelos Amigos do Peró e Espaço Comunidade. Por causa das obras, houve alteração na linha de ônibus da Salineira que atende ao Peró.

 

O conjunto de ações prevê a melhoria dos acessos ao Peró com a correção do asfalto das Avenidas Marlin e Pescadores; revisão da iluminação pública, principalmente da orla e da Praça do Moinho; limpeza de bueiros, rios, canais e terrenos baldios; poda e plantio de árvores; e, orientação para moradores e comerciantes para não depositarem lixo em locais indevidos, sobretudo nas praças:

-- Nós abraçamos a Bandeira Azul. Esta é a primeira grande ação no Peró para preparar o local para receber o certificado internacional dia 25 de novembro. Além dos serviços, vamos montar uma tenda na Praça do Moinho para ouvir a população, saber dos seus anseios – disse o presidente da Comsercaf, Luís Cláudio Gama.

                                                                                                                                                                                       CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na Praça do Moinho ficará uma equipe da Secretaria de Saúde para medir a pressão e prestar outros atendimentos aos moradores e veranistas. Advogados vão dar assistência jurídica. A coordenadoria de Meio Ambiente vai comandar o plantio de árvores, usando espécies nativas da região do Peró. A Secretaria de Obras cuidará da recuperação das vias de acesso ao Peró.

 

Luís Cláudio Gama explicou que as obras na orla, com vistas ao hasteamento da Bandeira Azul, terão seu início adiado porque houve necessidade de se fazer ajustes na licitação para incluir um novo sistema de esgotamento sanitário. No último domingo, vazou esgoto no quiosque Pampo. Os detritos não chegaram na areia e o problema foi solucionado logo na manhã de segunda-feira pela Comsercaf. Segundo Gama, as obras estão orçadas em cerca de R$ 200 mil.

 

O atraso, contudo, não vai impedir que a Bandeira Azul seja hasteada no dia 25 de novembro, juntamente com a abertura do verão em Cabo Frio. No primeiro dia de dezembro, o Peró vai sediar um grande evento: a corrida cervejeira, com provas ao longo dos 7,2 quilômetros da faixa de areia da orla, das Conchas ao Pontal.

 

A orla do Peró será revitalizada em duas etapas. Os primeiros serviços (acessibilidade, banheiros químicos, reparo na iluminação e bloqueio para carros) serão feitos antes do verão. Depois do carnaval, começa a execução do projeto de modernização dos quiosques. No mutirão de sábado, os moradores vão pedir projeto de revitalização da Praça do Moinho e que a Base Operacional da Polícia Militar e da Guarda Municipal na mesma praça seja efetivamente ocupado pelas duas corporações. O prédio foi cedido para os guardadores de carros do Peró.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino