top of page

Plano Verão: reuniões setoriais começam nesta terça em Petrópolis

Determinar a função de cada órgão no atendimento das ocorrências ocasionadas pelas fortes chuvas. Com esse objetivo, começam nesta terça-feira (16) as reuniões setoriais que definem as matrizes de atividades e responsabilidades e os planos de contingência que fazem parte do Plano Verão 2019 de Petrópolis. O primeiro encontro acontece na Sala de Cooperação, na sede da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, reunindo as equipes de resposta emergencial, como o Corpo de Bombeiros, CPTrans, Comdep e as concessionárias de água e energia. O trabalho de organização está sendo elaborado em cima das principais ameaças desta estação: deslizamento de solo ou rocha, inundações, rolamento de blocos rochosos, vendavais e tempestades de raios

A elaboração antecipada do plano acontece também em virtude dos números do último verão: os índices de chuva cresceram 120% e a quantidade de ocorrências registradas subiu 48%. A medida da prefeitura tem como foco prevenir os desastres de origem natural, além de proporcionar a orientação dos moradores nas comunidades e dos estudantes nas escolas da rede municipal. Segundo o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, as reuniões setoriais fazem parte de um conjunto de ações do governo.

"O trabalho antecipado e organizado é fundamental para uma resposta melhor e mais rápida dos órgãos em caso de desastres no verão. Os encontros setoriais discutem responsabilidade de cada órgão envolvido no atendimentos das ocorrências que acontecem na cidade. Cada instituição precisa saber o seu papel no momento de crise”, disse o secretário, que confirmou o lançamento do Plano Verão municipal para o dia 28 de novembro, na Casa dos Conselhos, na Av. Koeler.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também como parte das ações de prevenção do governo municipal, o SOS Chuvas está com vagas abertas para inscrições para novos estagiários. O programa criado no ano passado pelo prefeito Bernardo Rossi (MDB) em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e Estácio de Sá, busca reduzir os prejuízos causados pelas chuvas de verão em três áreas: Defesa Civil, Meio Ambiente e Obras. Os estudantes devem procurar pela coordenação dos cursos de arquitetura e de engenharia para participar.

Para os estudantes, o programa é uma forma de executar aquilo que aprenderam dentro de sala de aula. Também ganham com a troca de experiências com os profissionais concursados da prefeitura. Segundo o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, o SOS Chuvas é mais uma ação do governo municipal com foco na prevenção aos desastres de origem natural.

“Estamos trabalhando de forma antecipada para garantir a redução do número de ocorrências no próximo verão. O SOS Chuvas faz parte do eixo operacional, com ações de conscientização nas comunidades com maiores riscos geológicos”, disse Paulo Renato.

Também como forma de intensificar o trabalho de prevenção aos desastres de origem natural antes do período de fortes chuvas, a Defesa Civil está preparando um calendário de operações nas praças e nas comunidades com o objetivo de orientar a população e visitar os pontos de apoio existentes no município. Cartilhas ensinando os moradores a agir em caso de ocorrências, como deslizamentos de terra e inundações, também serão entregues aos moradores. Os agentes iniciam esse trabalho em novembro.

“Nossas ações têm foco nas áreas de maior risco geológico do município e que contam com o sistema de sirenes. Precisamos estar bem próximos dos moradores para que a gente tenha a redução do número de ocorrências. Essa será a segunda edição do nosso Plano Verão de Petrópolis e estaremos ainda mais preparados e ainda mais integrados para enfrentarmos, conjuntamente, as ameaças da estação ", garante o secretário de Defesa Civil.

bottom of page