Procon Estadual autua 10 agências bancárias no Rio

15.10.2018

Os fiscais do Procon Estadual realizaram uma ação de fiscalização nesta segunda-feira (15) em 10 agências de grandes bancos. A ação ocorreu no bairro da Penha, Zona Norte do Rio. Todas elas foram autuadas

 

fotos Ascom/Procon

A agência do Banco do Brasil, localizada na Av. Nicarágua, 436, não realizava a autenticação eletrônica de boletos no documento original, não possuía caixa eletrônico adaptado a deficientes e o número de assentos prioritários era inferior ao mínimo exigido por lei. Além disso, não estavam afixados a escala de funcionários, nem os cartazes com telefone e endereço do Procon-RJ e do Livro de Reclamações. A agência também não apresentou o certificado do Corpo de Bombeiros.

 

Duas agências do Itaú fiscalizadas - uma na Av. Brás de Pina, 44, e a outra no Largo da Penha, 36 - possuíam o guarda-volumes para segurança do consumidor, mas eles estavam localizados no exterior da agência.

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Balanço da Fiscalização

 

1 – Santander (Praça São Lucas, 01 – Penha): Autenticação eletrônica de boletos realizada em documento diverso. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Livro de Reclamações não autenticado. Atendimento não estava sendo realizado por meio de senhas no ato da fiscalização.

 

2 – Caixa Econômica Federal (Av. Lobo Júnior, 1715 – Penha): Autenticação eletrônica de boletos realizada em documento diverso. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

 

3 – Bradesco (Av. Brás de Pina, 131 – Penha): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Autenticação eletrônica de boletos realizada em documento diverso. Ausência de Livro de Reclamações.

 

4 –Itaú (Av. Brás de Pina, 44 – Penha): Autenticação eletrônica de boletos realizada em documento diverso. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Guarda-volumes na área externa da agência. Ausência do cartaz informativo sobre o tempo máximo de espera.

 

5 – Banco do Brasil (Av. Nicarágua, 436 – Penha): Autenticação eletrônica de boletos realizada em documento diverso. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência do número mínimo de assentos prioritários. Ausência da escala de funcionários afixada em local visível. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

 

6 - Caixa Econômica Federal (Av. Brás de Pina, 02 – Penha): Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

 

7 – Bradesco (Av. Lobo Júnior, 1603 – Penha): Autenticação eletrônica de boletos realizada em documento diverso.

 

8 – Itaú (Largo da Penha, 36 – Penha): Ausência de caixa eletrônico adaptado. Autenticação eletrônica de boletos realizada em documento diverso. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Guarda-volumes na área externa da agência.

 

9 – Bradesco (Av. Nicarágua, 210 – Penha): Autenticação eletrônica de boletos realizada em documento diverso. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon.

 

10 – Itaú (Av. Nicarágua, 196 – Penha): Autenticação eletrônica de boletos realizada em documento diverso. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência da Lei 5254/11 em local visível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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