A obra de recuperação da Estrada União e Indústria em Petrópolis, vai começar em seis meses. A informação foi confirmada pelo DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes durante uma reunião ocorrida nessa quarta-feira (26) na sede do DNIT, em Brasília. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, reforçou a necessidade da declaração de existência de recursos para a licitação da obra. Segundo o DNIT, a disponibilidade orçamentária está confirmada. A obra está orçada em aproximadamente R$ 40 milhões
Os detalhes sobre o andamento do projeto foram repassados pelo assessor do DNIT, José Carlos Barroso. O projeto de reforma prevê a pavimentação, sinalização e melhorias na drenagem de todo o trecho entre o Retiro e Pedro do Rio – que é de responsabilidade do DNIT.
“O encontro foi muito positivo. Atendendo a um pedido do prefeito Bernardo Rossi (MDB), solicitei a confirmação da disponibilidade de recursos para garantir a licitação e um breve início das obras. Uma nova agenda será marcada, no próximo mês, com o diretor geral do DNIT, José da Silva Tiago, para acompanharmos o andamento”, explicou Marcelo Fiorini.
Fiorini também destacou a importância da retomada imediata da manutenção com o tapa-buracos.
“O DNIT já havia garantido que essa operação tapa-buracos seria iniciada no início do próximo mês e aproveitei para ressaltar a urgência desse serviço. A prefeitura já recuperou 12 quilômetros da estrada em operações tapa-buraco, apesar de não ser uma atribuição do município, mas é necessária essa operação maior para garantir a segurança a mais de 100 mil pessoas residentes nos distritos que dependem da estrada”, completou.
O projeto executivo para os 25 quilômetros ainda está em fase de atualização no próprio DNIT e, após a aprovação, deverá ser publicado em portaria do Departamento. Após esse trâmite será publicada a licitação para escolha da empresa que será responsável pela obra. A expectativa é de que todo o processo dure, aproximadamente, seis meses.
A reforma da União e Indústria se arrasta há quase 10 anos. Em 2009, a justiça determinou que o DNIT fizesse um projeto de recuperação da estrada, o que não ocorreu e rendeu uma multa de R$ 14 milhões ao órgão. Em 2011, o projeto até foi idealizado, mas não saiu do papel. Em 2016, uma licitação foi feita, mas a vencedora abriu mão do contrato e a segunda colocada não teve interesse na obra. Desde o ano passado, a prefeitura cobra que o Dnit finalmente realize a reforma.