top of page

Praia do Peró autorizada a hastear a Bandeira Azul

A Praia do Peró, em Cabo Frio, poderá hastear a Bandeira Azul (certificado internacional de qualidade) na próxima temporada do verão. Em reunião realizada em Copenhagen (Dinamarca), o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul avaliou os candidatos a receber a Bandeira Azul nos países do Hemisfério Sul. Todos os 15 candidatos recomendados pelo Júri Nacional do Programa no Brasil foram aprovados pelo Júri Internacional. Serão condecoradas 9 praias, 5 marinas e 1 embarcação de turismo sustentável. É o fim de uma luta de três anos pela conquista do selo. A Marina Costabella, em Angra dos Reis, também ganhou a certificação internacional

foto Rodrigo Bittencourt

Com 7,2 quilômetros de extensão e com águas sem qualquer poluição, a Praia do Peró é uma das mais procuradas por turistas e veranistas no litoral fluminense. A Bandeira Azul abrange, contudo, apenas um quilômetro da praia, na área urbana, onde já existe infraestrutura, como posto de salvamento, vias pavimentadas, iluminação pública e vias de escape. Serão necessárias obras complementares, como a melhoria dos acessos, banheiros públicos, reforma dos quiosques e melhoria na segurança pública.

Há 48 anos no Peró, o hoteleiro Roberto Saci, do Amigos do Peró, festejou:

-- É uma notícia maravilhosa. Esperamos que agora finalmente o Poder Público, municipal e estadual, faça o dever de casa e conclua os serviços de infraestrutura necessários. E que o prefeito Adriano Moreno, que assinou a Carta do Peró no Porto Veleiro, receba os representantes da comunidade, que lutaram pela Bandeira Azul.

foto Ernesto Galiotto

Moradora e hoteleira, Marta Rocha também comemorou:

-- Nós estamos felizes, mas ao mesmo tempo preocupados. Como poderemos hastear a bandeira com o acesso totalmente esburacado e sem o cumprimento de outros critérios. Mas é uma notícia boa porque o que falta é muito pouco – comemorou Marta, do movimento Amigos do Peró, que buscou a Bandeira Azul, com apoio da prefeitura, junto à coordenação nacional do programa.

Ganharam a certificação as seguintes praias: Peró (Cabo Frio); Grande e Palmas (Governador Celso Ramos, Santa Catarina); Lagoa do Peri (Florianópolis, Santa Catarina); Ponta de Nossa Senhora (Salvador); Balneário Piçarras (Santa Catarina); Praia do Estaleiro (balneário Camboriu, Santa Catarina). E as marinas Costabella (Angra dos Reis, no Rio de Janeiro); Nacionais (Guarujá); Iate Clube de Santa Catarina (Santa Catarina); Kauai (Ubatuba); Água Viva Mergulho (Florianópolis).

O Programa Bandeira Azul é reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede . As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.

bottom of page