top of page

Área de saúde estuda musicoterapia em Petrópolis

Além de ajudar a relaxar, estimular os sentidos, melhorar a coordenação motora, incentivar a comunicação e formas de expressão, a música tem sido usada, de acordo com o Ministério da Saúde, como auxiliar na cura de doenças, pois trabalha os aspectos físicos, emocionais e sociais de pacientes. Com o objetivo de demonstrar as diversas áreas de utilização da música em saúde, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) promove, neste mês, o curso de extensão em “Introdução à Musicoterapia – Música e Saúde”

Auditório da Faculdade de Medicina de Petrópolis

As aulas serão realizadas nos dias 26 e 28 de setembro, das 18h30 às 21h30, no campus da instituição. Voltado para alunos da área de saúde e demais interessados no tema, o curso vai abordar, através de casos reais e de vivência musical, os seguintes tópicos: a importância da música na vida das pessoas; desenvolvimento musical no cérebro; definição e histórico da musicoterapia; olhar do profissional e área de atuação; e vivências musicais. A importância do tema, segundo novas Políticas Públicas do Ministério da Saúde, “está na medida em que torna possível o olhar do profissional de saúde de uma forma mais holística em relação a seus pacientes, humanizando ainda mais o atendimento da população”.

As aulas serão coordenadas por Ana Clara Frey de São Thiago, que possui graduação de Licenciatura em Pedagogia e bacharelado em Musicoterapia, com experiência nas áreas de educação, música e musicoterapia, e Maria de Fátima Machado Brasil, que é musicoterapeuta pelo Conservatório Brasileiro de Música e formada em Neurociência e em Educação Aplicada à Performance Musical. Mais informações e as inscrições estão no site www.fmpfase.edu.br.

bottom of page