CIO de Petrópolis é modelo para a Região Serrana

13.09.2018

Com 56 câmeras distribuídas em 46 locais, capacidade de acompanhar imagens até 1 km de distância e sistema capaz de detectar a entrada de veículos roubados na cidade, o Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) é modelo para cidades da Região Serrana que querem investir em tecnologia como aliado da segurança pública. Nesta quinta-feira (13), o prefeito Bernardo Rossi (MDB) apresentou o sistema de monitoramento implantado no primeiro semestre para os prefeitos de Teresópolis, Vinicius Claussen (PPS), e de Nova Friburgo, Renato Bravo (PP). Na visita, ambos destacaram a importância do trabalho desenvolvido por aqui e de atuar em conjunto para garantir a segurança da Região Serrana

 

fotos PMP

                                 Bernardo Rossi, Renato Bravo e Vinícius Claussen no Centro Integrado de Operações de Petrópolis

 

“É sempre bom receber prefeitos de outros municípios, isso mostra que estamos no caminho certo, mostra que, com toda dificuldade, nós estamos acertando. E esse é um tema muito importante no Rio de Janeiro. A central de monitoramento é uma forma inteligente de combate a violência. Quando nós temos Petrópolis monitorada e segura, quando temos a região preocupada com segurança e interessada no nosso monitoramento, a gente vê que a médio prazo nós vamos conseguir tornar não só Petrópolis mais segura, mas toda Região Serrana”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

 

O Ciop, operado pela Guarda Civil, está em funcionamento desde maio e já vem ajudando Polícia Militar e as delegacias na atuação de combate à criminalidade em Petrópolis. Desde então, já foram realizadas cinco prisões após assaltos a residência, roubo de carga, furto de loja e tráfico de drogas e recuperação de um veículo roubado de uma concessionária.

 

As câmeras também contribuem com o trabalho de outros órgãos, como a CPTrans e os Bombeiros. No período de funcionamento do sistema, foram 21 ocorrências de acidentes, colisões, atropelamentos, ônibus quebrado e abalroamento. Com isso, foi possível auxiliar tanto para indicar rotas alternativas e não causar grandes retenções como para o socorro de vítimas. A Defesa Civil é mais um beneficiado, com a possibilidade de monitorar locais onde, historicamente, ocorrem alagamentos, como a Cel. Veiga, o que vai permitir uma atuação mais rápida e precisa para minimizar os impactos de chuva.

 

Em Teresópolis, a prefeitura está implantando a primeira etapa de um sistema de monitoramento com equipamentos similares aos de Petrópolis – câmeras com um quilômetro de alcance, que filmam em 360º e em alta definição e conta com identificação de veículos roubados. O prefeito Vinicius Claussen acredita que o sucesso obtido pelo Ciop deixa a certeza de que o município está seguindo o mesmo bom caminho adotado por aqui.

 

“Petrópolis já conta com o sistema funcionando há mais tempo e já colhendo frutos, como mostram as estatísticas. E a gente espera que as três cidades trabalhem juntas também e mostrem para o estado do Rio e para o Brasil que a Serra carioca é uma bolha de segurança, que pode estar atraindo turista e que as pessoas da nossa região têm um ganho de vida e de bem-estar, com a sensação de segurança”, disse Claussen.

 

O prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, elogiou a estrutura do sistema de monitoramento de Petrópolis e acredita que a integração entre as três cidades é um fator decisivo para dar mais segurança para toda a região.

 

“Nós temos já o monitoramento, “Cidade Inteligente”, em parceria com a Defesa Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal, e nós avaliamos que é muito importante que a gente troque essas informações porque eu vi coisas aqui que eu vou levar para nossa cidade e provavelmente temos coisa lá que podemos trazer para aqui. Foi muito positivo esse contato para que a gente possa ter resultados positivos sempre visando a qualidade de vida da população”, afirmou Bravo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“itivos sempre visando a qualidade de vida da população”, afirmou Bravo.

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino