Cabo Frio: empresários do turismo e Senac se reúnem nesta terça (4)


Empresários do setor turístico vão se reunir com representantes do Senac em Cabo Frio para trocar informações que serão utilizadas na definição de novos cursos e projetos educacionais. A reunião será nesta terça-feira (4) de 8h às 13h em um hotel no Centro da cidade.

O Comitê Técnico Setorial sobre o turismo foi criado pelo Senac RJ para manter a aproximação com a região das Baixadas Litorâneas, englobando os municípios de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Búzios, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras.

De acordo com informações da instituição, "o evento visa identificar desafios, tendências, necessidades e sugestões desse mercado" com o objetivo final de promover projetos alinhados às demandas dos empresários e da sociedade.

O diretor da Faculdade de Tecnologia Senac Rio, Victor Lamas, vai ministrar a palestra "Posicionamento turístico x experiência do cliente" às 8h50. Victor é mestre em Educação com foco em novas tecnologias, bacharel em Turismo e certificado por Harvard para a metodologia de estudos de casos pela Universidade americana.

Ainda segundo o Senac, até a década de 1960, as atividades econômicas que caracterizavam as Baixadas Litorâneas estavam relacionadas à exploração do sal, produção de laranja, pesca e pecuária. Com o passar do tempo, além do petróleo, também ganharam relevância as atividades ligadas ao turismo e ao lazer.

"Resultado disso é que quase 25% de toda a mão de obra formal exercem atividades relacionadas ao comércio varejista", afirma a instituição, acrescentando que 12,4% do total dos alunos da região fizeram cursos no Senac relacionados ao turismo, como o de camareiro e recepcionista em meios de hospedagem, entre outros.

O local onde o encontro vai acontecer fica na Avenida Hilton Massa, nº 900, no Centro.